03/11/12

A ganhar pontos... e jogadores


 
Vitória normal frente a um Vitória... banal.
 
Não fiquei lá muito contente com a entrada de Carlos Martins no 11. Para a semana há mata-mata na Champions, e o médio vinha de lesão. Tudo bem que não sei se já andava a treinar muito a sério há uns tempos, mas em competição é sempre diferente. Infelizmente... lesionou-se.
 
Entrámos melhor, estivemos sempre por cima e até comecei a ficar com a sensação que hoje era noite de sofrer para meter a bola lá dentro. O Vitória fez um contra-ataque periogoso, bem defendido pelo Artur, e veio-me logo à cabeça a imagem de estarmos a perder e eles a defenderem com a muralha do castelo de Guimarães dentro da baliza.
 
Num cruzamento de Ola John para Cardozo lá surgiu o primeiro golo. De Cardozo já se esperam golos. De Ola John já se esperava futebol. E começa a surgir. Hoje já gostei do holandês. Entrou um bocado receoso, recebia muitas vezes a bola de costas e dava para trás. Com o avançar do tempo de jogo, começou a partir para cima do adversário. Ainda não com o mesmo estilo de Salvio, mas... a seu tempo.
 
Por falar em Salvio. Não gostei muito da ala direita do ataque, e especialmente na 1ª parte. Acho que com um Guimarães tão encostado às cordas não podemos começar a individualizar. Não digo que Salvio ou Maxi se agarrem demasiado à bola porque sim, acho mesmo que às vezes dá para jogar mais simples, mais colectivo, mais directo. Todos nós sabemos que Salvio é forte no 1vs1. Mas acho que não anda a escolher muito bem as ocasiões para fazer tal coisa.
 
André Gomes lá andou, cumpriu até ser... expulso. Enfim. Acho que podia ser um pouco mais rápido para jogar ali no meio. Técnica tem, falta-lhe... intensidade. E isso ganha-se com confiança e tempo de jogo. Tem 19 anos.
 
Na 2ª parte fomos mais colectivos, fizemos algumas boas jogadas à entrada da área, e o terceiro golo acabou por surgir. Lima, mais uma vez... Acho que agora (e esquecendo também todas as razões que levaram à contratação do brasileiro) já ninguém se rala com o que custou.
 
Notas finais. A arbitragem foi patética. O penalty de Salvio parece-me inexistente, a expulsão de André Gomes exagerada, e há um lance em que Maxi faz a Toscano exactamente o que o jogador do Vitória fez a Salvio e... nem falta foi. Como disse Pedro Henriques, "este árbitro nem para um jogo de matraquilhos". Amanhã és despedido, Pedro.
 
Em semana de Champions e com Matic castigado, quem será que vai jogar na posição 6? André Gomes? André Almeida? Maxi? Invenção aguarda-se...
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário