28/11/15

Algumas coisas positivas


Por motivos profissionais (agora a sério, Cazaquistão? Jogos às 15h?) só ontem consegui ver o jogo do Benfica frente ao Astana.

Quando falo em coisas positivas desta época, falo em vitórias morais. Já tinha dito que nesta época o Benfica nos ia dar algumas alegrias, alguns motivos para sorrir - como a vitória em Madrid, por exemplo, ou o lançamento de alguns jovens na equipa principal, que não são nenhuns prodígios mas que são opções válidas no plantel. Não são títulos, e sinceramente duvido que o Benfica vença algum nesta época, mas são algumas coisas positivas para um futuro que queremos de vitória. 
Apostar nos jovens não deve ser um objectivo, mas sim um meio para atingir o objectivo. 

Procuro desligar-me do futebol de formação, pois hoje em dia há muita euforia há volta dos nomes que mais dão nas vistas nas equipas B, portanto acho que nunca tinha visto Renato Sanches jogar. Porque na formação todos têm muito potencial e precisam de oportunidades, mas quando a orquestra dá o concerto todos tem de tocar o melhor que sabem. E o miúdo mostrou-se à altura. 

Haverão outros que passam despercebidos, saem, e daqui a uns anos até podem estar num clube rival, mas o futebol é mesmo assim. Há pessoas cuja profissão é perceber o que é que aquele jogador vai dar, umas vezes acertam, outras vezes erram. 

O Benfica continua a depender de rasgos individuais, daí que talvez jogadores mais motivados (como o Renato) sobressaiam mais. No entanto, o colectivo continua a ser inexistente. E digo-o sem qualquer problema, e mesmo que custe a muitos, Jorge Jesus nisso era formidável. De 11 individualidades mais ou menos, formava 1 colectivo forte. Craques de outras épocas são flops na presente época. 

O colectivo sobrepõe-se quase sempre. É preciso é ter um treinador que saiba trabalhar isso.
Podíamos estar na mesma em 3º, mas também podíamos ir ao estádio e ver algum trabalho semanal exposto em campo. Não se vê nada.


Sem comentários:

Enviar um comentário