06/02/16

Manita no Restelo






O Benfica está, jogando melhor ou pior, num bom momento de forma. A juntar aos resultados, começa-se a ver mais futebol, e mais individualidades ao serviço do colectivo.

Ontem voltou-se a ver Mitroglou em bom plano, Jonas a ser Jonas (aquele 2º golo...), Gaitan e Pizzi a fazerem um excelente jogo, e uma equipa muito junta em campo, sem parecer estar à deriva. Viu-se também um Renato Sanches a (e tenho sido crítico) mostrar futebol, com os erros naturais da idade. Mas não apenas a viver da sua capacidade física mas sim de saber ler o jogo e tomar as melhores decisões.

Principalmente na 2ª parte só deu Benfica. Permitimos alguns remates ao Belenenses, dai eu dizer que o posicionamento não é excepcional. Mas é mais difícil para o adversário criar situações de golo. No entanto, uma palavrinha ao Belenenses, que infelizmente para muita gente, não estacionou o autocarro. Isto faz falta ao futebol português, no entanto, vamos ver se é para valer, ou se é até o treinador espanhol perceber que tem de estacionar os Jerónimos à frente da baliza em alguns jogos.

Não é que os posicionamentos sejam excepcionais. As rotinas sejam fantásticas e estejam muito bem trabalhadas. Não é isso. É sim o facto de ser possível ver as raízes daquilo que se quer de jogo de equipa grande. Leva tempo a adquirir, é fundamental o trabalho semanal, mas Rui Vitória tem esse mérito, pois nesta fase o Benfica está a portar-se muito bem.

Não quero lançar um balde de água fria ou cortar o momento mas, se queremos ser campeões, temos de vencer o Porto em casa. De nada adianta andarmos a dar 4 ou 5 todas as semanas a clubes do meio da tabela. Há jogos onde é preciso matar e na próxima 6ª feira temos um desses. Uma vitória deixa o Porto mais longe e a corrida passa a ser mais a dois. O jogo em Alvalade é outra conversa.

Temos de nos manter colados ao 1º, e assim temos conseguido. Que para a semana seja igual.

1 comentário:

  1. O Belém pouco mais é do que equipa B do Benfica na primeira liga.

    Desconfio que o presidente pastel, esse que fez questão de estar presente na cerimónia de homenagem do Benfica na câmara municipal de Lisboa, desse início a um processo disciplinar a um seu atleta que ousasse jogar à bola ontem à noite.

    Tal como eu disse antes do jogo, a dúvida residia em se o resultado final se ficasse nos 5 ou 6 sem resposta.

    Ainda que mesmo assim se pudesse observar uma grande condescendência do árbitro em lances de agressão ou faltas para cartão a jogadores encarnados. Mais do mesmo.

    Sumarissimos só para atletas leoninos.

    ResponderEliminar