Ora, no fim de semana passado resolvi pegar no meu pai e no meu cunhado, tudo Sportinguistas ferranhos, e ir a Rio Maior ver a equipa B. Como brinquei na altura, apetecia-me ver o "Sporting que ganha".
O resultado todos sabem, que houve um grande golo de livre do Eric Dier também devem saber, mas o que não devem saber é que não fiquei surpreendido com a forma como a equipa joga. Era o mesmo "modelo" da A, mas a ser bem feito, com os jogadores a saberem o que têm de fazer.
É um 4-3-3 muito parecido com o dos A's, o que parece diferente é aquilo que se faz dentro da táctica. Os lugares que os jogadores ocupam, as desmarcações. A equipa parece mais dinâmica, mas mexida, menos amorfa. Pelo menos foi a ideia com que fiquei.
Como é óbvio, deve ajudar o facto de não haver tanto autocarro na 2ª liga. Há mais equipas a lutar pelo lugar que os miúdos ocupam nesta altura, o que faz com que os jogos não sejam tão fechados e sejam mais disputados. O estado de espírito também deve ajudar, mas não é tudo.
Com tudo o que tem vindo nos jornais, e com o arrastar da não apresentação de um novo treinador, a hipótese do capitão Oceano passar de interino a permanente cresce. Se conseguirá incutir esta dinâmica nos velhos não sei, mas peço-vos que se lembrem da imagem antes da entrada de Viola e a forma como Oceano o tentou motivar. Não se esqueçam que Oceano é mais um peão neste jogo de Godinho.
Já agora, comigo Carrillo era castigado. Qualquer um pode sair à noite, nos seus dias de folga e dentro da normalidade. Acabar na esquadra é que já não me parece muito normal.
CASTIGAR CARRILLO É SOMAR MAIS PROBLEMAS AOS PROBLEMAS DO SPORTING, ATÉ PORQUE ELE JÁ FOI CASTIGADO PELO SELECCIONADOR DO PERÚ. QUANTO A UM PRESIDENTE FAZER DOS SEUS FUNCIONÁRIOS PEÇAS DE XADRÊZ SACRIFICÁVEIS, ISSO SÓ É VÁLIDO PARA OS TREINADORES DE FUTEBOL, POIS ESTÃO DEPENDENTES DOS RESULTADOS. NO ENTANTO, PENSO QUE O PRESIDENTE GODINHO LOPES SEMPRE QUIS CRIAR AS CONDIÇÕES PARA QUE O TREINADOR DA EQUIPA PRINCIPAL TIVESSE SUCESSO, O QUE NÃO SUCEDEU, PELA INEXPERIÊNCIA DA DIRECÇÃO DO SPORTING NA GESTÃO DESPORTIVA E MEDIÁTICA E PORQUE NÃO TEVE SORTE NOS TREINADORES QUE ESCOLHEU, EXCEPÇÃO FEITA A JOSÉ COUCEIRO E A...OCEANO (TREINADOR ADJUNTO DE COUCEIRO). O DOMINGOS PARECIA QUE ESTAVA À FRENTE DO SANTA EULÁLIA, DIZIA QUE JOGADORES TREINAVAM AMARRADOS A CORDAS, MOSTRAVA O DESAGRADO E DIZIA QUE ALGUNS JOGADORES ERAM TOSCOS, MESMO COM AS CÂMERAS DE FILMAR EM CIMA NO BANCO, ETC. FORAM TANTOS OS CASOS QUE EU ATÉ JÁ LHES PERDI A CONTA. SÁ PINTO TEVE A SORTE DE NÃO TER COMEÇADO A ÉPOCA ANTERIOR E, PURA E SIMPLESMENTE, PENSO QUE NÃO É TREINADOR DE FUTEBOL, PELO MENOS PARA O SPORTING. NÃO SABE EQUILIBRAR UMA EQUIPA DE FUTEBOL, EM RELAÇÃO À DEFESA, MEIO-CAMPO E ATAQUE. ISSO É VISÍVEL, QUANDO OSCILA, MOSTRA INDECISÃO ENTRE UMA EQUIPA ULTRA DEFENSIVA COMO NA ÉPOCA PASSADA E, JÁ NO FIM DA SUA PASSAGEM, UMA EQUIPA ULTRA-OFENSIVA, COM MAIS AVANÇADOS QUE DEFESAS E SEM MÉDIOS. NÃO FOI GODINHO LOPES QUE CAVOU AS SEPULTURAS DESTES DOIS TREINADORES. NO CASO DE DOMINGOS FOI A SUA ARROGÂNCIA, AO CONSIDERAR-SE UM TREINADOR CONSAGRADO, SEM NADA A PROVAR E QUE O SPORTING ERA UM CLUBE PEQUENO TIPO UM CLUBE DO BAIRRO DE MARVILA, PENSO QUE ELE CONSIDERAVA O SPORTING UM CLUBE DEMASIADO PEQUENO PARA ELE. NO CASO DE SÁ PINTO, NÃO TINHA CAPACIDADE PARA MAIS E COMEÇOU A FAZER A EQUIPA DO SPORTING PELO JORNAL, MOSTRANDO FALTA DE PERSONALIDADE, NÃO IMPONDO AS SUAS IDEIAS NEM AOS CRÍTICOS EXTERNOS, NEM AOS PRÓPRIOS JOGADORES, QUE NUNCA SABIAM SE IAM SER TITULARES, SUPLENTES, OU NÃO CONVOCADOS NO PRÓXIMO JOGO. ENFIM, SÁ PINTO MOSTROU SER MUITO INEXPERIENTE NO DISCURSO E NOS ACTOS. O GRANDE ERRO DE GODINHO LOPES FOI A CONTRATAÇÃO DESTES DOIS TREINADORES. PORÉM, EM RELAÇÃO AO DOMINGOS, QUALQUER UM DE NÓS O COMETIA. EM RELAÇÃO AO SÁ PINTO JÁ É MENOS COMPREENSÍVEL, POIS, NÃO TINHA CURRÍCULO PARA TREINAR A EQUIPA PRINCIPAL DO SPORTING. NO ENTANTO, DEPOIS DA CAMPANHA NA LIGA EUROPA, OS ADEPTOS ERAM UNÂNIMES NO APOIO E NO DESEJO DE CONTINUIDADE FUTURA DE RICARDO SÁ PINTO COMO TREINADOR DO SPORTING. A MACHADADA QUE DESPOLETOU A DESCONFIANÇADOS ADEPTOS EM RELAÇÃO A SÁ PINTO, FOI DADA NA FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL EM QUE PERDEMOS POR UM A ZERO, FRENTE À ACADÉMICA.
ResponderEliminar