25/06/12

Entrevista com Marinho - Sporting Clube de Portugal (Hóquei em Patins)

Mário Rodrigues " Marinho"


Mário Rodrigues ou "Marinho" como é conhecido no hóquei nacional, foi uma das peças chave na conquista do título nacional da 2ª divisão da ressurgida secção de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal,assim como no sensacional 4º lugar da selecção de Moçambique no último campeonato do mundo disputado em San Juan, Argentina. É a este jovem e promissor hoquista  que faço a primeira entrevista do Rivais à Mesa.

Rivais à Mesa (RM)- Porquê o hóquei? 
Mário Rodrigues (MR)- O hóquei para mim tem uma grande importancia, tudo começou quando com apenas 4 anos fui ver um jogo com o meu pai do Sport Alenquer e Benfica(clube da minha terra) , gostei imenso e passado duas semanas já estava inscrito nas escolas de patinagem do clube. Dai até agora o hóquei faz parte da minha vida e irá fazer para sempre.

RM- Por que clubes passaste na tua carreira?
MR- Como referi acima comecei no clube da minha terra Sport Alenquer e Benfica onde estive até infantis, depois em iniciados recebi o convite do Sporting Clube de Portugal fiquei até juvenis de primeiro ano, depois fui para o Sport Lisboa e Benfica onde tive juvenis e juniores, ainda fiz uma época de juniores no Hockey Club de Sintra até ingressar neste projecto do Sporting Clube de Portugal onde já estou há três anos.

RM- Já jogaste pelos dois grandes de Lisboa. Há alguma diferença que destaques entre um e outro?
MR- São dois enormes clubes, não tenho nada a apontar a ambos, mas a principal diferença entre os dois na minha opinião é a real capacidade de o Sporting formar jogadores, nesse aspecto sem dúvida bate o Benfica, é um clube de formação onde se cria grandes famílias e grandes jogadores.

RM- Alguma vez tiveste alguma reacção negativa das pessoas do Sporting ou Benfica por já teres representado o outro clube?
MR- A relação entre os clubes não é a melhor como é do conhecimento de todos, mas até agora não tive nenhuma reacção negativa nem de um lado nem de outro.


RM- A nível colectivo e individual a tua época foi um sucesso. Quais são os teus objectivos para a próxima época? 
MR- Sim correu muito bem a nível da selecção e de clube, com um 4º lugar no campeonato do mundo e a subida do Sporting à 1ª divisão. Para o próxima época espero conseguir cumprir os objectivos do clube e uma chamada para o mundial 2013 em Angola.


RM- Sabemos que também estudas, o que por vezes é dificil de conciliar com a prática desportiva. Chegaste a pensar abdicar de algo?
MR- Sim estudo, tirei licenciatura em engenharia mecânica e agora estou a tirar mestrado na mesma área. Para ser sincero pensei em abdicar do hóquei algumas vezes quando as coisas não corriam bem, mas nesse capitulo tenho de agradecer à minha família e em especial ao meu pai que me deu motivação para não abdicar.

RM- Como foi a experiência de jogar num campeonato do mundo?
MR- Foi uma experiência única e incrível, jamais esquecerei todos todo os momentos que passei, qualquer jogador sonha em jogar a maior competição do mundo da modalidade, tive essa oportunidade e agarrei-a e tanto eu como a selecção fizemos um mundial de sonho.

RM- Qual foi o golo mais importante que marcaste na tua carreira?
MR- O golo mais importante da minha carreira foi sem dúvida nas meias finais do campeonato do mundo contra a Espanha. Horas antes tinha recebido uma noticia horrível para mim, o falecimento de um familiar, ainda assim prometi a mim mesmo que iria jogar e marcar aos melhores do mundo e assim foi.

RM- Qual foi o teu melhor jogo?
MR- A nível de selecção foi sem duvida a meia final contra a Espanha, empatar com os campeões da Europa e do Mundo é obra, a nível do clube foi em Famalicão quando fomos campeões a época passada.

RM- Na tua opinião, qual é o melhor jogador do mundo neste momento?
MR- Neste momento em actividade sem dúvida o espanhol Jordi Bargalló Poch, mas o meu ídolo e melhor jogador de sempre para mim foi Panchito Velasquez.

Obrigado ao Marinho pela disponibilidade e prontidão com que respondeu ao nosso convite.

PS: Ainda não sou a Judite Sousa, mas com treino vou lá!

2 comentários:

  1. Gostei e espero mais entrevistas do género relacionadas com jogadores e staff do hóquei patins que, para mim e tantos outros Portugueses, é uma modalidade muito querida.

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler. Continuem com o bom trabalho!

    ResponderEliminar