15/05/16

Em Portugal quem ganha nunca merece


Quero sempre mais para o Benfica, mas este ano não podia pedir mais.

Quando o Benfica contratou Rui Vitória, este não tinha nem de perto nem de longe qualidade para treinar esta equipa que tinha como objectivo o tricampeonato. Não sou o maior fã dele, mas não lhe posso pedir mais. Com a humildade de sempre, evoluiu - não, não foi preciso dar tempo - foi preciso começar a trabalhar mais, melhor, com melhores ideias. E apesar de não ser perfeito (e alguém é?) melhorou e muito a qualidade de jogo do Benfica. Não fomos brilhantes, mas estamos a anos luz do mês de Agosto/Setembro.

Não são apenas os jogadores que ganham jogos. Em Portugal continua-se a não dar valor aos treinadores e ao trabalho que fazem semanalmente. Sejam eles do Benfica ou do Arouca. Dizer que o Benfica foi campeão exclusivamente por ter melhores individualidades é digno de fanático do Football Manager. Por isso Rui, um aplauso.

Recuperar uns 9 pontos (?) para o Sporting que esteve em primeiro durante muito tempo. Ganhar não sei quantos jogos seguidos, interrompidos apenas pela derrota em casa com o Porto, e que nos levou a pensar que não passávamos daquilo. Ir a casa do primeiro classificado roubar a liderança e a partir daí ganhar todos os jogos até ao final do campeonato. Mas claro, em Portugal quem ganha nunca merece. Este campeonato é nosso e ponto final. É do Benfica e não do "chupa Jesus/Bruno de Carvalho/Maxi!"

Quando Jorge Jesus viu Vítor Pereira "roubar-lhe" um campeonato ao minuto 92 ninguém se lembrou da extraordinária época do Porto e da quantidade de jogos que ganhou.

Entrando no campo do rival mais directo desta época, quando Jesus foi anunciado no Sporting, o meu companheiro de tasco perguntou-me o que é que eu achava. Disse-lhe que não sabia se iam ser campeões já, mas que os jogadores iriam render o dobro, tal como tinha feito quando chegou ao Benfica. E foi o que aconteceu. E a grande época do Sporting só valoriza ainda mais a vitória do Benfica.

Para finalizar, e porque aqui gostamos de futebol jogado, pessoalmente gostava de dedicar esta vitória do Benfica aos maiores atrasados mentais que andam na bola do tugão. Aos Guerras, aos Octávios, aos Gabriéis e aos Inácios. A toda essa gente de merda que só mancha a imagem do futebol português e que ofusca a classe do Jonas, a fantástica temporada de Slimani, a magia de Gaitan ou Ruiz, a afirmação de jogadores como João Mário ou a revelação do Lindelof. 

E por estarmos fartos dessa gente de merda e de todos os fiéis seguidores que andam pelos blogs/redes sociais/etc, é possível que este estabelecimento feche. Não é a ASAE que anda atrás de nós, somos mesmo nós que já não temos pachorra para este circo. Deixem a malta ver e falar de bola jogada.



17 comentários:

  1. Acabou como começou com o Estoril, ontem também com uma grande arbitragem.
    O bruno paixão continua em grande, convocado para arbitrar o benfica B e conseguindo que não baixassem de divisão.
    Como dizia o orelhas mais vale um lugar na direcção liga de clubes que um bom avançado.

    ResponderEliminar
  2. Esta equipa conseguiu mais pontos no campeonato que o Benfica de Aimar e Saviola.
    Futebol espetáculo.

    ResponderEliminar
  3. Só uma pergunta: sentias e expressaste exactamente o mesmo quando o Porto dominava o "sistema"?

    ResponderEliminar
  4. Acho piada. Agora que se instalaram no poleiro e adotaram uma pose estadista, já dizem que o futebol português merece respeito. Pudera, vão ganhando campeonatos dentro e fora das 4 linhas.
    O Benfica perdeu um jogo com o Proença, e partiram-lhe logo os dentes no colombo.
    Imaginem se lhes anulassem golos limpos (como o do Slimani no Bessa), expulsassem o guarda-redes por tocar primeiro na bola ( Patricio contra o Tondela). Mas não, está tudo bem.
    Desde que não marquem pénaltis e expulsões contra eles, está tudo bem. Pagar jantares de 300 euros a árbitros e observadores? Está tudo bem. Árbitros ferrenhos no jogos do seu clube? Tudo bem.
    Está tudo bem no futebol português, desde que o benfica ganhe, claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Está tudo bem no futebol português, desde que o benfica ganhe, claro"

      Imagina que tinha quase 20 penalties na mesma época, muitos deles circenses.
      OU que estava 4 anos sem ter um penalty contra.

      Certamente os adeptos desse clube se insurgiriam não acha?
      Pois...

      Eliminar
    2. Lembro-me bem. E que grande equipa era essa em 2002, nem com 20 Xistras nos tiravam esse campeonato.

      Agora imagina que nos roubavam um campeonato na penúltima jornada, através de um golo irregular (com uma carga grosseira sobre o guarda-redes na pequena área) e depois se descobre que o árbitro (que até já faleceu) afinal é ferrenho adepto do clube que beneficiou?
      Isto é real e aconteceu em 2004/05. Ou que nos roubam um campeonato com um golo marcado com a mão? Também (nos) aconteceu.
      Miguel

      Eliminar
  5. boa tarde a todos os que caíram aqui de para-quedas.

    ResponderEliminar
  6. Clap Clap Clap!
    Apesar de assinares com o nome de um sapateiro que ainda hoje me dá pesadelos, subscrevo na íntegra.

    Sobretudo o "gostava de dedicar esta vitória do Benfica aos maiores atrasados mentais que andam na bola do tugão. Aos Guerras, aos Octávios, aos Gabriéis e aos Inácios. A toda essa gente de merda que só mancha a imagem do futebol português".

    ResponderEliminar
  7. Antes de tudo parabéns pelo título, eu li tudo o que escreveste durante o ano e na minha opinião as tuas crónicas só deram razão a todos os que dizem que o SCP foi a melhor equipa do campeonato mas isso quer dizer pouco, trocava bem algumas exibições de luxo por mais uns pontos contra o tondela,boavista ou União.

    Epá não fechem isto é 1 prazer ler o que tu e o nalitzis escrevem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pá não tenho pachorra para anónimos. é altamente provável que isto feche. não houve zanga nenhuma, somos amigos de longa data, mas talvez andemos por aí. digamos que estamos livres para assinar a custo 0.

      eu acho que o melhor benfica não chegou ao melhor sporting. como noutras épocas o melhor porto não chegava ao nível do melhor benfica e foi o que foi.

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pena se este blog fechar, é um dos 3 ou 4 que vale a pena ler sobre bola.

      Eliminar
  9. Espero que seja só interregno para férias!... meados de Agosto a ver se estão aqui fresquinhos! abraços.

    ResponderEliminar
  10. Então...? Está na altura de voltar!

    ResponderEliminar
  11. Eu vou comer no "sopas dos Pobres" tudos os dias! Putugal é um país pobre, mais eu gosto de ser racista para o Brasil, tudos os pretos e espanhóis ... ignorância faz parte da minha cultura portuguêsa!!!

    ORGULHO e IGNORANCA DO PUTUGAL!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar