21/04/13

Perder pelo meio (O Dérbi visto pelo verde)



O Sporting fez um bom jogo na Luz. Não foi óptimo.
O Benfica não jogou o habitual. Mas como tem melhores individualidades, 2 ou 3 lances perigosos chegaram.
 
Finalmente gostei de Miguel Lopes e percebi a opção por Dier no meio-campo (pelo menos neste jogo). Se o primeiro fez o melhor jogo que o vi fazer pelo Sporting, o segundo foi crucial a emperrar o jogo do Benfica. Se é importante, mas mais complicado, travar a saída de bola de Matic o preenchimento da "cabeça de área" é algo importante frente a uma equipa como o Benfica que joga num falso 442, como Lima a jogar muitas vezes naquela zona.
 
O Sporting foi melhor durante a primeira meia hora. Faltou sempre o remate. Como acabou de dizer Jesualdo, o adversário está num nível de tal maneira alto que não precisa de dominar para ganhar. E assim foi, na primeira vez que o Benfica foi com perigo à área do Sporting fez o 1º golo, equilibrando o jogo, sempre sem sentir necessidade de o dominar como faz habitualmente.
 
A 2ª parte foi mais equilibrada, com meias-oportunidades para cada lado, resolvida pelo génio de Gaitán. Por mais que me apeteça dizer mal de Rojo por andar aos papéis como sempre, é uma jogada espectacular. Já não havia Dier e Gaitán fez o que quis.
 
Mas esta equipa do Sporting mostrou mais uma vez que podem contar com ela. Provavelmente não chegará para disputar o título já no próximo ano, mas quero acreditar que já não será mais um ano horrível.
 
A arbitragem foi má. Em geral. Provavelmente pior para o nosso lado, mas não faço disso desculpa. No ano passado foi ao contrário e a memória curta é apanágio de outras cores.

1 comentário:

  1. Mas que grande post...gostei especialmente do ultimo paragrafo! Havia de haver mais gente como tu. Nuns derbys a arbitragem cai para um lado, noutros cai para o outro!

    ResponderEliminar