15/05/16

Um quase que não limpa um grande trabalho



Se me dissessem no início do ano que íamos atingir os 86 pontos, vencer em Braga, na Luz e no Dragão,vencer 3 em 4 clássicos, ser a melhor defesa do campeonato, diria que seria impossível não sermos campeões.

Tudo isso aconteceu e não somos campeões. Foi por apenas dois pontos, mas foi o suficiente. Dois pontos que deixámos em jogos em que seria "obrigatório" vencer. Jogos que seriam teoricamente mais fáceis.

O Sporting foi a equipa de rendimento mais regular é verdade, mas no final vence quem tem mais pontos. A recuperação do Benfica foi notável e dá o campeonato aos nossos rivais. Custa por tudo o que se trabalhou, por toda a qualidade que se mostrou. É futebol e honra aos vencedores.Para a história ficará a vitória do Benfica e muitos vão usar o resultado como argumento de qualidade. Nada mais errado. Houve qualidade como não me lembro de ver neste Sporting. Talvez apenas a última equipa campeã se aproxime. Isso deve-se a Jesus.

A evolução de alguns jogadores foi notável. Slimani fez a época de uma vida, João Mário explodiu de vez, Adrien jogou finalmente o que diziam que jogava.Ruiz passeou classe durante 34 jornadas.Há mais, mas estes são os destaques principais.

Não concordo muito quando se diz que o Sporting se concentrou exclusivamente no campeonato. Na Taça foi eliminado por um dos finalistas em prolongamento (jogando com uma equipa praticamente na máxima força), na Taça da Liga foi surpreendido num jogo que poderia ter vencido facilmente e na Europa foi até onde conseguiu. 

Parece uma época vazia apenas com a conquista da Supertaça. Mas é um vazio diferente do habitual. Não é vitória moral dizer que é muito melhor lutar até ao fim do que estar arredado da luta em Novembro. É um facto e apenas atesta a qualidade do trabalho realizado e também a qualidade do adversário que vence (mais individual que colectiva, como aqui fui dizendo).

Este é o Sporting que nos prometeu o presidente aquando da sua eleição e que Jesus nos prometeu no início da época. Não vencemos e isso deixa qualquer Sportinguista triste. Mas deve também deixar qualquer Sportinguista confiante para a próxima época, percebendo que o que de bom foi feito (e foi muito) será aproveitado e que se tentará corrigir o que correu menos bem. Jesus que fique para completar o trabalho que agora iniciou.

Viva o Sporting!

Sem comentários:

Enviar um comentário