14/05/13

Ser do Sporting está primeiro

Não vou ser hipócrita. Achei alguma piada à forma como o Benfica perdeu a liderança do campeonato. O dito cujo resolve-se apenas no domingo. Achei piada pela festa antecipada, pelo Marquês há muito reservado. Achei piada, não mais que isso. Não celebro golos contra o Benfica que não sejam do meu clube e se algum dia o fizer nunca será a favor do FC Porto. Não tenho problema nenhum em chamar estúpidos a todos aqueles que celebraram o golo do Kelvin na Alvaláxia. Não são mais nem menos Sportinguistas que eu, são estúpidos apenas.
 
Não se tratar de achar mal que um Sportinguista brinque com um amigo Benfiquista pelo que aconteceu no jogo de sábado, mesmo tendo ficado fora da Europa nesse dia. É futebol, gozam uns com uma coisa, gozam outros com outra. É normal, é uma rivalidade saudável. O Benfica também ficou fora da Europa no início da década e as brincadeiras foram semelhantes. Mas celebrar golos de alguém que nos últimos 30 anos tanto mal nos fez, é acima de tudo não ter respeito próprio. É como aquelas pobres mulheres que levam do marido e o defendem no tribunal.
 
Já várias vezes expliquei a razão de considerar mais rival o Benfica que o Porto. É uma questão de "bairro". Tem mais piada vencer o vizinho da rua com quem lidamos todos os dias, que o puto da outra cidade que só vemos nas férias de Verão.
 
Esquecem-se alguns Sportinguistas, que o puto da outra cidade tem vindo a ocupar o nosso lugar nas brincadeiras, fazendo com que o nosso vizinho olhe para ele como o seu verdadeiro rival. Mérito (e muita pulhice) do puto da outra cidade, muito demérito da nossa parte, que passámos anos e anos a comprar brinquedos caros mas que não prestavam para nada.
 
Brincar é uma coisa. Ser acéfalo ao ponto de achar que o mal dos outros cura o nosso é pura estupidez. Isso não é nem poderá alguma vez ser o Sporting.

2 comentários:

  1. Penso que esta é uma análise muito lúcida. Parte do problema do Sporting foi preocupar-se apenas com o rival de Lisboa e não encarar o Porto como um rival. Com a ânsia de baterem o rival Benfica, fizeram alianças com os azuis-e-brancos que levaram a negócios ruinosos para o Sporting (vendas de Moutinho, Izmailov, contratações desviadas e etc). E é o que dizes. Levaram na cara vezes sem conta e não cortaram relações. Há gente que diz que o Sporting não se importa de ficar em 4º, 5º ou 6º desde que fique à frente do Benfica. Não sei se é bem assim ou não, mas a ser, e para quem pensa assim, é o primeiro caminho andado para não se ganhar nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não acho que tenham de haver relações cortadas com ninguém. Isto é desporto, não é nenhuma guerra. Simplesmente não quero o meu clube aliado a nenhum dos dois. O Sporting, assim como o Benfica e o Porto, é grande por si só. Não precisa de se aliar a ninguém. Fez com o Porto e foi comido. Fez com o Benfica e comido foi. Relações cordiais com todos? Sempre. Alianças? Não.

      Eliminar