04/06/15

Benfica: e depois de Jesus?



Mais do que nos preocuparmos com o destino de Jorge Jesus, é mais importante saber quem vem para treinar o Benfica, o mais depressa possível.

O desfecho desta história não foi aquele que eu queria. Não é o facto de Jesus nos ter trocado pelo rival que vai mudar o meu discurso, nada disso. Não me interessa saber quais os motivos que o levam a fazer, porquê, e como. Saiu, pronto. Ser para o outro lado da 2ª circular ou para a China, bom, não é a mesma coisa, mas em resultados práticos e concretos daquilo que podemos controlar, é a mesma coisa. E o que podemos controlar é... precisamos de um treinador novo.

Começar do início, uma nova era, novo projecto, nunca é bom. É sinal de que se falhou anteriormente. Pior ainda é quando não se falhou, e mesmo assim é preciso começar do zero.

Não sei o que falhou, e provavelmente nunca se saberá. Quem pegar no Benfica pega numa herança pesada... as fasquias subiram. Não crucifico ninguém à partida (Rui Vitória, por exemplo), mas fico sempre de pé atrás, tal como fiquei com Jesus há 6 anos atrás. Ficaria também assim com Marco Silva.

Não coloco em causa a qualidade de Rui Vitória, ou de Marco Silva, nada disso. Coloco sim em causa a sua capacidade para continuar a construir um Benfica ganhador. Seja quem for, terá o meu apoio. 

Com Jesus o Benfica ganhou estabilidade e acabou a dança de treinadores. Será que é para durar? Ou agora teremos uma direcção mais nervosa e sem ser tão paciente como foi (e bem), com Jorge Jesus em algumas alturas?

Entretanto, ouvi algumas palavras do presidente Luís Filipe Vieira. O discurso previsível, que não se sente surpreendido, etc (lembram-se quando Villas-Boas saiu do Porto?), não me admiram em nada. Acho no entanto irónico falar na aposta da formação, quando é o Benfica que vende os miúdos com mais jeitinho para jogar à bola...

As frases cliché são muito usadas agora: "Ninguém está acima do clube". Não deixa de ser verdade, mas que isso não encubra aquilo que quase todos os benfiquistas queriam: a renovação.

A conversa será sempre a habitual... traidor, ingrato, etc... mais importante que tudo isso é preparar o futuro do Benfica e ter menos preocupação com terceiros.




Sem comentários:

Enviar um comentário