25/10/15

Amadores



Não me podem acusar de só dizer estas coisas nas derrotas, porque também as digo nas vitórias. Na "maratona" que é a época desportiva, o Benfica vai ganhar muitos jogos. Vai ter muitos momentos felizes, que nos vão encher de orgulho, como a vitória em Madrid. Vai fazer muita gente sorrir, quando Nélson Semedo faz um bom jogo, ou Guedes marca um golo. Vai deixar muita gente contente quando der 3 ou 4 a 0 em casa, a uma equipa qualquer do campeonato. Mas, na prova de regularidade que é esta maratona, o Benfica vai pura e simplesmente falhar. É o que acho. 

Rui Vitória é uma excelente pessoa. É benfiquista, quer ganhar, quer que o Benfica ganhe. Mas não tem argumentos para por o Benfica a jogar como uma equipa grande. Nem quando dá 4-0 em casa ao Estoril, por exemplo. O Benfica não é regular, muito por culpa dele. Rui Vitória podia ter as suas ideias e conseguir aplicá-las, mas não consegue. Não sabe? Se calhar não. Estará ao nível de um amador? Provavelmente.

A falta de "ideia de jogo" é gritante, ganhando ou perdendo. Obviamente que hoje, frente a uma equipa forte e caindo com estrondo, é ainda mais notória. Uns dirão que a culpa é do árbitro, outros dirão que Fejsa está sempre lesionado, que Gaitan está descontente e que tenta resolver sozinho, que Jonas "não ajuda os médios", outros tentarão ainda falar da falta de qualidade do plantel, que até é verdade. Mas olhando para a big picture, o Benfica não joga nada. Não tem ideias, não tem "processos", não tem nada definido/estabelecido em campo. O Benfica não tem definida uma forma de sair a jogar. Não tem uma maneira de "sair" dos lançamentos de linha lateral. Não tem nada de colectivo e, frente a colectivos, as individualidades não resolvem. Rui Vitória tanto vence por 4 como leva 3 e não faz ideia do que lhe aconteceu.

Há muitos treinadores que não ganham, mas trabalham, ou sabem trabalhar. E Rui Vitória não sabe ou não está a conseguir. E nem que para a semana o Benfica vença por 5 ou 6, Rui Vitória será treinador para o Benfica.

Por fim, o jogo com que toda a gente fora dele fervia há um mês. Dentro de campo, toda a gente se soube comportar, com a intensidade normal de um derby. O futebol é isto, dos jogadores, não é dos dirigentes, dos comentadores e da malta do café. Todos os jogadores e equipas técnicas foram correctos, e o Sporting um justo vencedor.

Por falar em dirigentes, aguardo pelas declarações de Luís Filipe Vieira...

1 comentário: