06/03/16

Murro no estômago


O Sporting falhou quando não podia, contra quem não podia. Falhou de forma diferente ao longo do jogo.

Na primeira parte quis ter pressa, foi uma equipa precipitada e jogou de forma atabalhoada como não o havia feito esta época. Para isso contribuiu o golo do Benfica na real oportunidade que teve. O Sporting mesmo corrigindo esse aspecto na segunda parte não conseguiu entrar tanto como noutros jogos. Culpa do Benfica que se fechou como podia (e como devia dada diferença colectiva) e daquela falta de qualidade individual ofensiva que fui apontando aqui por vezes. Montero (e mais longe Carrillo) teriam feito diferença ontem. Até Mané que teria emprestado algo mais ao Sporting, uma vez que o Benfica se concentrou em fechar o espaço mais perigoso e onde o Sporting se mexe bem, a cabeça da área.

O Sporting acaba por ter apenas duas oportunidades reais, a bola na trave de Jefferson e a perdida de Ruiz. Um falhanço estranho e que acontece, mas que pode ter grande impacto no desenlace desta liga. Falhanço esse que deitou a equipa por terra, fazendo-a parecer esgotada fisicamente e mentalmente.

Pode parecer estranho dizer que defensivamente o jogo foi bom numa derrota, mas foi. Muito por "culpa" dos 3 jogadores da imagem. Paulo Oliveira e Naldo são boas opções, mas Coates e Ewerton, coadjuvados por um William em melhor nível (mas não ainda ao seu nível) são uma dupla melhor em tudo. 

Escrevi antes do jogo que o Sporting poderia perder o jogo e até o campeonato, mas que a forma como o clube acordou este ano já não se apagava. Mantenho-o. Talvez por isso a derrota de ontem custe tanto, porque olhando para os calendários o nosso parece bem mais desfavorável. Também me custa ver gente a abandonar o estádio aos 80 minutos, curiosamente nenhuma das suas caras era familiar no sector em que normalmente fico. É o costume quando só se aparece na vitória, a derrota custa menos e passa-se rapidamente à frente.

Está perdido? Não, mas está mais complicado e o Benfica ganhou uma força mental que lhes será muito útil até ao fim da liga. Que o Sporting não tenha perdido a sua ontem.

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Não tão grande como o melão que carrego neste domingo de certeza.
      Abraço e parabéns pela vitória.

      Eliminar
  2. Estava justamente a pensar que, da mesma maneira de que não me esqueço de onde veio este Sporting, que esteve à beira de deixar de existir, já é indelével o que tem acontecido com equipa e com adeptos este ano. E isso, mesmo que não se ganhasse mais título nenhum, já é o suficiente para pôr os rivais azedos e raivosos. Por isso, e sobretudo por isso, muito mais do que pela sua truculência e eventual malcriadez, é que vêem no presidente do Sporting o culpado de todos os males do mundo (excepto dos vouchers, que toda a gente sabe que não têm mal nenhum).
    Há alturas em que é preciso relembrar que futebol é desporto, não se pode ganhar sempre.
    Mesmo tendo em conta todas as condicionantes que o conspurcam e são muitas (menos os vouchers, que são só um jantarito de cortesia), há que acreditar e lutar até ao fim.
    Coração e discernimento. Força colectiva já temos. É meio caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Há alturas em que é preciso relembrar que futebol é desporto, não se pode ganhar sempre."

      Tanto eu como o meu colega ficámos um bocado fartos do que se diz/passa/faz fora das quatro linhas. Virámos a agulha para o campo. Não somos especialistas de nada, vamos dizendo o que percebemos dos jogos de bola que vemos.

      Eliminar
    2. "os rivais azedos e raivosos" só o ficam pelo discurso trauliteiro e anti-desportivo do teu presidente e dos três estarolas. De resto, sejam bem vindos ao futebol.

      Eliminar
    3. "este Sporting, que esteve à beira de deixar de existir"
      Enfim...

      Eliminar
    4. "este Sporting, que esteve à beira de deixar de existir"
      Enfim...

      Eliminar
    5. Parece que a polidez e a fleuma dos adeptos dos rivais do Sporting só não tem complacência para o discurso trauliteiro e anti-desportivo (oi?...) do presidente do Sporting. Ah, e dos três estarolas (oi?...).
      De resto, no Sporting, há muito para aprender sobre as regras de cortesia desportiva. O que não falta são cidadãos exemplares prontos a ensinar, decerto.

      Eliminar
  3. "O Sporting acaba por ter apenas duas oportunidades reais, a bola na trave de Jefferson e a perdida de Ruiz."

    discordo.

    houve o chapéu do Ruiz que o Ederson defendeu, houve um cruzamento que o Ruiz não conseguiu chutar, houve o remate do João Mário a rasar o poste...

    ResponderEliminar