10/06/15

O que esperar do novo treinador do Benfica

Sempre admirei a qualidade que Jesus dava às suas equipas. Quando chegou ao Benfica, disse que os jogadores iam render o dobro. E era o que estava na cabeça de muita gente: havia plantel com qualidade q.b., mas não havia equipa. Jesus transformou jovens promessas que demoravam em dar o salto, em bons jogadores de futebol. Recuperou alguns jogadores, pegou em gente sem qualidade para um clube da dimensão do Benfica e fez deles alternativas úteis aos titulares.

É passado.

Olhando para a frente, e respondendo à questão do título, queremos ser campeões. É impossível não recordar Jesus e a forma como meteu a equipa a render, e a pior coisa que se pode procurar agora é um Jesus v2. Não digo que seja impossível igualar o patamar, mas não podemos viver sempre a pensar nisso, tornando difícil o trabalho do treinador. Há sim, que ganhar, com mais ou menos nota artística, com 1 ou 2 avançados, em 4-4-2, ou 4-3-3, ou o que for.

Venha quem vier, terá uma abordagem alternativa. Há várias formas de ganhar campeonatos, alternativas há que estávamos habituados. Há que encarar de forma positiva as novas ideias, sem estar sempre a pensar isto com o JJ não acontecia.

São tempos de mudança, pelo menos na equipa técnica. A aposta na formação continua a fazer-me dizer "ver para crer". O Benfica vai jogar de outra forma, com outras ideias, mas desde que ganhe... acho que até o maior adepto do futebol do Benfica das últimas épocas ficaria satisfeito.

Há várias formas de ter sucesso, tacticamente falando. O Chelsea não joga em 4-4-2. O Barcelona não joga em 4-4-2. Por muito que gostemos do que estava implementado, temos de estar receptivos à mudança, porque afinal de contas, nós só queremos o Benfica campeão.

É fundamental haver exigência. Houve anos em que podíamos não ter plantel para ser campeões, mas a equipa podia perfeitamente jogar melhor e fazer uma época melhor, muitas vezes por eu achar que o treinador não era exigente o suficiente para com os jogadores.

É também importante esperar. Idolatram-se novos jogadores, queimam-se à partida outros, e o mesmo não pode acontecer com um treinador. E sinto que já há muita gente a criticar Rui Vitória sem ver nada "do seu Benfica". Pelo menos devemos dar o benefício da dúvida, não?

 

Sem comentários:

Enviar um comentário