27/08/11

O Dérbi.

Um dérbi é um jogo de futebol entre as equipas mais representativas de uma cidade ou região.
Temos o Boca- River em Buenos Aires, o Inter-Milan em Milão, o United-City em Manchester,o Arsenal-Tottenham em Londres, o Real- Atlético em Madrid,o Dínamo-Steaua em Bucareste, etc. Tudo o resto são os denominados clássicos.

Ora um dérbi é um clássico diferente. É jogar contra aqueles que vemos todos os dias, contra aqueles com quem gozamos quando perdem e que nos gozam quando não ganhamos, é muitas vezes jogar contra o nosso "pior inimigo" sendo ele na verdade o nosso melhor amigo.

Muitas vezes sou acusado de ser anti-benfiquista e de subserviente do clube do Jorge Nuno, por dizer que me faz menos confusão ver os de azul ganhar um título, quando não é o Sporting a ganhar.

Mas como posso eu dizer outra coisa se o meu rival desde 1907, é o clube fundado por Cosme Damião?
Como posso eu ter outra opinião se o primeiro jogo que me recordo é o 6-3 em Alvalade?
Como posso eu desejar outra coisa se o melhor jogo de futebol que assisti ao vivo foi um uma meia final da Taça de Portugal que terminou 5-3?
Como posso eu sentir outra coisa se, nos fim-de-semanas em que eu perder, quem me vai fazer a vida negra com piadas e bocas vai ser a malta do Colombo?
Como posso eu não achar um título azul um mal menor se isso não implica ouvir buzinanços a noite toda e ter o Marquês de Pombal sossegadinho?

Como é óbvio,não gosto de ver o clube do Jorge Nuno a ganhar, ainda por cima sabendo que muitas vezes o fazem devido ao seu excelente serviço de pequenos-almoços, quando em Alvalade nem umas torradinhas há. Mas que não me aborrece tanto como ver os "6 milhões" sairem à rua, lá isso é verdade.

Talvez os olhos da Luz se tenham voltado um pouco mais para cima nos últimos anos, em grande parte devido ao ódio visceral que o Jorge Nuno tem à cor vermelha, mas não se esqueceram de mirar o companheiro da 2ª circular. Aquele que nos últimos 2 anos tantos motivos lhes deu para rir, gozar, achincalhar, como aconteceu durante os 18 anos de jejum, ou como quando o lado de cá gozava aquando da sucessiva criação das equipas-maravilha.

É normal, é a rivalidade.
É o dérbi.

Sem comentários:

Enviar um comentário