20/01/12

Sem pés



Ontem não me apetecia escrever. Foi mais um doloroso regresso ao...normal. E logo em casa contra os suplentes do Moreirense.

Nos últimos 30 anos só ganhámos 4 campeonatos. Talvez tenha havido dedo de apitos dourados, cafés com leite e frutas a impedirem-nos de lá chegar em 2 ou 3 anos, mas a maioria dos anos em que nem sequer luta demos devem-se a tiros nos pés. Ontem foi mais um de caçadeira.

Bojinov veio com o rótulo de poucos golos em 3 anos. Não deixava de ser Bojinov, o homem que tinha jogado na Juventus, no City e na Fiorentina. Que era um poço de força com um bom pé esquerdo e uma namorada desenhada a compasso. Ingenuamente ainda alimentei a esperança de que o homem se pudesse transfigurar num campeonato menos competitivo que o italiano ou o inglês, apesar de saber que isso nunca acontece no Sporting.

A juntar ao pouco que tem jogado e marcado, o búlgaro assinou ontem a sua sentença. Já ouvi falar em coragem por assumir um penalty aos 93' de um jogo miserável. Eu chamo-lhe apenas estupidez e falta de respeito. Não sendo ele a escolha do treinador para marcar, apenas teria de se afastar. Não, pegou na bola e ainda empurrou o colega. Por mim não jogava mais, mesmo que tivesse marcado. (o perdão a Sá Pinto em 2005 veio-se a revelar errado passados 3 anos).
Tudo isto acontece porque o único líder digno desse nome presente neste grupo não enverga a braçadeira porque é holandês e só chegou este ano. Achar que João Pereira pode ser capitão de uma equipa é como meter um cubo de gelo no grelhador. Ele devia ter alguém que o pusesse no lugar, não o contrário.

São estas acumulações de erros que ano após ano nos tiram da luta.

Como se a equipa não andasse jogar mal o suficiente, tendo em conta a qualidade que este ano tem, os dirigentes do clube resolveram cair no ridículo. Já se tinham posto a jeito quando puserem as primeiras imagens nos corredores. Tiveram azar que o Público executou na perfeição o pedido vá-se lá saber de quem. Depois de serem desmentidos pela UEFA resolveram meter paisagens com girassóis, como que a perguntar "isto ainda é agressivo?".
Não haverá figuras suficientes no clube para preencher aquelas paredes?
Assim de repente lembro-me de Joaquim Agostinho, Ricardo Andorinho, Moniz Pereira, Yazalde, Paulinho, os 5 violinos, Hilário, Damas, Livramento, Carlos Lopes, Fernando Mamede, Obikwelu,Rui Silva,João Benedito, Zezito, Stromp, entre tantos outros.
Mas não,vamos apenas cair no ridículo e dar motivos para que outros possam gozar connosco.
O Sporting só será tão grande quanto os seus dirigentes e adeptos quiserem que seja. Não basta dizer que se é grande, é preciso fazer por isso. E nos último mês tem-se feito muito pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário