27/08/15

Dr Jekyll and Mr. Hyde em Moscovo


E estamos de volta à Piscina dos Pequenos.

O Sporting de hoje conseguiu ser grande e fazer o que queria do jogo...nos primeiros 45 minutos. Durante essa parte confirmou-se qual era a melhor equipa da eliminatória e, pese embora não ter oportunidades em catadupa, o golo de Teo era justo. Posse de bola, critério no passe, critério e concentração a defender. Estava lá tudo.

Veio a segunda parte e o primeiro chouriço. A equipa sentiu o golo e não se encontrou mais ofensivamente. Defensivamente continuava a mostrar as ideias de Jesus até que Carrillo e Adrien inventaram. A linha defensiva estava demasiado adiantada para a situação de jogo, não ajustou a tempo e surgia o 2-1. Tudo empatado.

O 3-1 nasce de uma falha colectiva. Ninguém pressionou o portador da bola e o CSKA aproveitou o movimento da linha defensiva do Sporting para a apanhar em contra-pé.


O mais curioso disto é que o jogo nunca esteve fora de controlo, o CSKA nunca foi pressionante como muitos julgavam...porque não é assim que joga. É uma equipa de ataque rápido, que lança bolas longas para a velocidade dos três da frente.

Jesus deveria ter mexido mais cedo dizem todos. Ruiz estava cansado, é verdade. Eu até acho que quem deveria ter entrado nem estava no banco. Aquilani e Adrien estavam cansados e faltava um médio para voltar a segurar a bola e voltar a dar critério à equipa. Faltava André Martins.

Percebo também que Jesus ache que Montero não tem a agressividade defensiva de Teo ou Slimani, mas seria outra substituição que ajudaria o Sporting a acalmar o jogo, a voltar a ter bola e não deixar o CSKA lançar bolas em profundidade.

E o CSKA nem conseguiu criar muito perigo, até que se deu espaço a Eremenko para pensar e para Musa correr.

Podemos dizer que a arbitragem atirou o Sporting para a Liga Europa? Podemos. Os erros de Lisboa e de hoje são evidentes.
Mas mais do que achar que podemos combater alguns interesses instalados, interessa melhorar o futebol da equipa. Já é é, a espaços, MUITO melhor do que nos foi apresentado o ano passado, mas tem de ser consistente.

O revés é grande. Financeiramente e desportivamente, mas quem joga como o Sporting jogou na primeira parte não pode achar que está tudo mal por uma derrota como esta. Levante ela os fantasmas que levantar.

7 comentários:

  1. Concordo a 100%. Excelente análise. André Martins e Montero serão sempre os mal-amados porque são franzinos e não correm como uma barata tonta. Ainda acredito que JJ irá ver além disso.

    Embora não pareça pelo resultado, tivemos muito bem defensivamente. Claro que houve alguns erros mas isso haverá sempre. Há que dar mérito também ao CSKA naquele 3º golo. Excelente passe, excelente visão, excelente "timing", excelente golo.

    "Mas mais do que achar que podemos combater alguns interesses instalados, interessa melhorar o futebol da equipa. Já é é, a espaços, MUITO melhor do que nos foi apresentado o ano passado, mas tem de ser consistente."

    Agora começarão a surgir os amantes do treinador anterior. Uma coisa é certa, ainda não adormeci a ver um jogo do Sporting nesta época...

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que apenas se falhou, defensivamente, no 3º golo. Há mérito do CSKA na forma como aproveita o movimento da linha, mas a equipa não pode ser tão passiva quando a bola está à frente da grande área.

      O segundo golo resulta de uma parvoíce de Carrillo e Adrien. Eu gosto muito de jogar bonito, mas por vezes também é preciso ser prático. Nem um nem outro foram, para nosso mal.

      Eliminar
    2. Sim, também é verdade mas mesmo assim o Dzagoev (penso eu) executou rápido e penso que mesmo pressionado seria difícil de parar.

      Também penso que sim, mas a equipa tem de saber reagir rapidamente à perda de bola e naquele instante Naldo preocupou-se mais com o jogador do que com a linha. É difícil mas com JJ é assim.

      Perdemos o jogo por pormenores. E por alguma burrice à mistura. O que faz impressão é que fomos ao intervalo com a eliminatória practicamente ganha...

      Eliminar
    3. Sim,
      Mas tenho de emendar a mão. Parecia-me que apenas havia falha colectiva no 3º golo e individual (Naldo) no segundo. Após rever o jogo, percebi que a equipa linha defensiva estava demasiado alta para a situação de jogo em que se encontrava.

      Eliminar
  2. Mas o jj cometeu os mesmos erros que cometeu com o benfica na champions.
    Mas ele não aprende?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que mesmos erros são esses?
      Se formos pelo ano passado, o erro de Jesus foi ter uma equipa individualmente inferior a Zenit e Leverkusen e do nível do Mónaco.

      Eliminar
  3. hahahahahahahahahajahajajajahahahahahahahahahajejejejejejejejejejejehahahahahahahahahahahahaajhehehejejejeejej

    ResponderEliminar