27/05/12

O chamado Ano 0

26 de Março de 2011.

Esta época começou mais cedo que qualquer outra. Sem qualquer objectivo condizente com a história do Sporting, cedo se começou a projectar a nova época. O período eleitoral foi concorrido e pródigo em nomes. De Bruno César a Van Basten, passando por Scolari ou o melhor jogador chinês da actualidade, muitos foram os nomes lançados na campanha eleitoral. No fim, ganhou Godinho com uma margem tão minima ao ponto de sair de Alvalade inteiro apenas porque a sua guarda pretoriana lá estava. Sim, a Juve Leo.

Afinações à parte, o Sporting 2012/2013 começou a ser gizado por "LuisDuque&CarlosFreitas".

A cara do Projecto.
Ou se preferirem "o" Projecto. Todos os anos se ouvem adeptos pedirem uma "truta", ou seja, um daqueles jogadores que leve 10mil pessoas à sua apresentação e seja logo o ídolo dos adeptos. A estratégia foi diferente. Optou-se por trazer uma truta mas para outro lugar.

Domingos acabara de perder a final da Liga Europa para o super-Porto de Villas Boas e juntava a um surpreendente 2º lugar na época anterior, um 4º lugar bastante digno, depois de perder o 3º...para o Sporting.

O seu percurso ao longo dos anos, mas sobretudo em Braga fazia crer que finalmente os Sportinguistas tinham um treinador à altura dos concorrentes, não um aprendiz de feiticeiro.
Sempre reconheci muita competência a Domingos, embora duvidasse se o plano de jogo mais defensivo do Braga, resultasse em Alvalade. Surpreendentemente os melhores jogos a nível ofensivo deste ano aconteceram com Domingos.

Já voltamos ao homem com um buraco no queixo.

A revolução.
Foi o que aconteceu no plantel do Sporting. Entraram 17 jogadores em Agosto/Setembro e mais 3 em Janeiro. São 20 ao total. Se pensarmos que a cada jogo só podem ir 18..
A aposta foi clara. Ir buscar jogadores internacionais pelos seus países, tentando que os mesmos não fossem muito velhos. Além disto vieram 3 miúdos (Arias,Rubio e Carrillo), que estariam na equipa principal para aos poucos irem entrando e ganhar algum "calo".

Vendo a prestação de todos eles ao longo da época, apenas 3 dos 20 não corresponderam ao que se esperava. É óbvio que Elias podia ter rendido mais, Rinaudo não jogou meia época e espero que demonstrem mais na próxima época, mas vamos aos piores.
Rodriguez, Jeffren e Ribas.
O primeiro já sabem que é o meu ódio de estimação. Fui completamente contra a sua vinda por nunca ter visto o grande central que todos vêm e porque o peruano tem mais problemas físicos que o Manoel de Oliveira.
Jeffren para mim era um nome conhecido, não mais que isso. Lembro-me de ouvir alguns amigos a comentarem " este gajo é bom, só que é dado às lesões". Dado não, oferecido. Não sei se é um problema de treino, se é algo genético, sei é que Jeffren é capaz de ter jogado menos que Rodriguez e isso diz tudo. No pouco que jogou mostrou o que se dizia sobre ele. É bom.
Já Ribas é simplesmente mau e tem de ser despachado de volta para o Génova.

Quanto aos outros, não vou fazer uma análise pormenorizada porque não tenho o curso de nível IV, mas tenho de destacar 2 jogadores. Insúa e Schaars.
O primeiro pelo que joga, corre e pelo ímpeto que dá à equipa.Foi, quanto a mim, o melhor reforço deste ano. O segundo porque foi o único jogador desde  Barbosa que mostrou ter a atitude certa para ser capitão de equipa. Além disso, joga que se farta.

O que falhou?
Se considero que a equipa até tinha armas para chatear mais os outros 2 estarolas na luta pelo título ( e não ficar atrás do Braga), acho que essencialmente faltaram unhas a Domingos para tocar esta viola. É verdade que o mais próximo do que se pretende para uma equipa do Sporting aconteceu com Domingos ao leme, mas pareceu que Domingos não soube pegar na equipa a partir da derrota na Luz. Isto tudo é escrito sabendo 0 do que se passa no balneário do Sporting, porque não é normal a falta de atitude que os jogadores tiveram nos últimos jogos de Domingos, especialmente contra o Gil Vicente para a Taça da Liga e a derrota contra na madeira contra o Marítimo. Nessa altura a equipa já não parecia responder ao treinador. Porquê? Não sei, nem os próprios parecem muito interessados em falar disso...

Coração de Leão
Para o lugar de Domingos escolheu-se Sá Pinto. Creio que na altura escrevi que me parecia mais que estavam a tentar atirar areia para os olhos dos adeptos. Hoje percebo também que era preciso alguém que fosse um ídolo da guarda pretoriana. Se não resultasse era mais um nome queimado e a direcção passaria sempre incólume.
Por acaso ( ou talvez não), as coisas acabaram por resultar parcialmente. Acima de tudo Sá Pinto conseguiu formar um grupo, uma equipa, um grupo de jogadores que jogavam efectivamente juntos e não cada um para seu lado. Foi inteligente na sua abordagem e colheu os frutos. Deu ainda para sonhar na Europa e perder a taça. A derrota da taça, mais do que devido à arrogância que se tem falado, mostrou mais uma vez a principal lacuna do Sporting de Sá Pinto. Se a equipa adversária gostar de controlar o jogo, muito dificilmente o Sporting não terá uma palavra a dizer, dada a sua boa organização e rigor defensivo. Mas se for o Sporting a ter que pegar no jogo, a equipa já não sabe o que fazer.

Direcção.
Mais do que estabilizadora foi uma distracção. Para a equipa, para os adeptos, para os dois treinadores e mesmo para a própria direcção. Falharam acima de tudo nos timings. Fizeram-se sempre grandes ataques à arbitragem. Ficaram calados quanto foi nomeado para o a final da Taça um árbitro que se recusou a apitar o Sporting em Aveiro. Meteram-se imagens impróprias no túnel de Alvalade, que acabaram por ser substituídas por girassóis. Sim, girassóis. Disseram que tinham imagens do Kadafi dos pneus a fazer coisas muito graves. Até hoje nada.

PS: Um leitor atento já deu pela falta de qualquer coisa. Sim, falta Bojinov na parte dos tiros no pé. É que nem a Nikoleta me dá vontade de me lembrar dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário