23/08/15

A roçar o miserável





Estarei a ser mauzinho com o título do post? Sinceramente acho que não.

Eu sei que o que vai ficar na retina dos benfiquistas são as perdas de tempo dos jogadores do Arouca, e a p*ta da bola que não entra devido à exibição inspirada do guarda-redes adversário, que só engata contra nós, ou o golo anulado.

Mas isso mete-me nojo, sinceramente, e passo a explicar porquê.

O Benfica não jogou nada - vou repetir mais uma vez para ver se percebem o que quero dizer - NADA mesmo. Rui Vitória tem de perceber urgentemente que há que trabalhar mais, e mais que isso, que as ideias dele não servem para uma equipa que quer ser tricampeã. E reparem - sem jogar nada ainda existiram oportunidades... porque, sejamos realistas, o adversário é o Arouca. Não se esqueçam das defesas difíceis que o Júlio César teve de fazer.

Pensei que tivesse sido 1 jogo, o da Supertaça. No 2º, foi igual, mas como se deram 4 batatas... hoje, foi o que foi.

Também não percebo porque é que se critica o jogador A ou B, e o não sei quantas está claramente desinspirado, fora de forma, com a cabeça no clube C ou D, quando a equipa joga zero. Com uma equipa que joga zero, conheço para aí 1 jogador que consegue jogar bem. O seu primeiro nome é Lionel.

Se não são os constantes cruzamentos, é a recuperação defensiva. É o Semedo que não presta (e erra no golo), é o Luisão que está acabado, o Lisandro que não é assim tão bom e o Eliseu que é gordo. Não. É a equipa que não sabe defender porque não se trabalha durante a semana. Ou então trabalha-se muito, mas sem ideias de jeito. Não sei. O que devia ficar na retina é o pobre futebol ofensivo, com um amontoado de jogadores na frente enquanto se troca a bola cá atrás. E, perante a inexistência de soluções, o inevitável cruzamento que se faz. O que devia ficar na retina são os erros individuais primários na defesa, que ocorrem porque não há trabalho durante a semana. Não estou a falar de um jogador ser ultrapassado, estou a falar de por exemplo ser fácil a qualquer ponta de lança adversário antecipar-se a um central nosso num cruzamento.

Rui Vitória pareceu desesperado ao colocar Mitroglou na Supertaça. Hoje pareceu ainda mais desesperado ao colocar Carcela a lateral esquerdo e Jimenez para o chuveirinho. Não existe ideia de jogo, apenas a indicação de cruzar bolas para a área. Reparo também na quantidade de vezes em que os jogadores do Benfica tem de recorrer ao individual para tirar um adversário da frente, ou tentar furar por aqui ou por acolá. E depois, quando perdem a bola, lá está... é esse gajo que não presta. Dá pena porque temos jogadores bons, porque já o mostraram, que não rendem, porque são obrigados a jogar mal.

Rui Vitória tem de perceber que isto não serve para o Benfica. Jogar assim não serve. Não se pode ganhar sempre, mas pode-se mostrar ideias, entendimento... pode-se mostrar trabalho durante a semana. E até agora, nem trabalho parece ter mostrado...


Sem comentários:

Enviar um comentário