23/08/12

E se Alvalade deixasse de ser Alvalade


Muito se fala nesta altura que Godinho vai buscar 90 milhões à China, outros 70 a Angola e pelo meio ainda há de arranjar sandes de presunto grátis para todos os sócios.

Sinceramente nesta questão, do muito pouco que percebo, não me parece que se esteja a fazer um mau trabalho. É certo que haverá sempre alguém a meter dinheiro ao bolso, ou não estivessemos a falar de um clube de futebol, mas Godinho Lopes tem tentado abrir o clube a novos mercados.

Em Portugal é dificil fazer crescer a marca Sporting. Apenas se pode torná-la mais forte junto de quem já é Sportinguista. Sem títulos nunca se hão de conseguir novos adeptos. Mas conseguir que os antigos voltem ao clube já é bastante bom.

Como em tudo, até nestas questões há sempre rumores sobre o assunto.

O melhor e mais polémico é que o anúncio das renovações de Adrien e Rui Patrício estariam a ser guardados para a mesma altura de outro anúncio. De que o Estádio José de Alvalade deixaria de se chamar desta maneira, entrando assim dinheiro no clube pelo namming do espaço.

Sinceramente não é algo que me choque assim tanto. Já sei que muitos vão achar que vai contra a essência do clube, que é um atentado à memória do fundador, à história do Sporting,etc. Mas de que serve tudo isso se o clube não tiver dinheiro para tentar ganhar. Ou em último caso para sobreviver?

Foi desta maneira que o benfica construiu o seu centro de estágio e os seus pavilhões.

É sempre mais bonito ter o nome do fundador no estádio, do maior ícone do atletismo no centro de alto rendimento ou talvez do melhor presidente do clube no futuro pavilhão. Mas não será mais "bonito" o clube ter mais armas para ser mais competitivo quer no futebol quer noutras modalidades, sendo o grande Sporting que o meu pai e o meu avô sempre me falaram, mas que eu poucas vezes vi? Ou, pensando mais curto, que permitisse ir buscar o ponta de lança que todos achamos que faz falta ao plantel.

Assim pergunto-vos o seguinte. Seriam contra ou a favor de uma alteração de nome do estádio ou outras infrastruturas do clube mas que permitissem um grande encaixe financeiro?


4 comentários:

  1. Sinceramente sou contra. Acho que ignorar o nosso passado seria um erro tremendo. Há quem ainda viva no presente à custa do passado.

    ResponderEliminar
  2. Mesmo que isso implicasse um futuro menos desafogado e onde a possibilidade( porque no Sporting nada é garantido) de ganhar algo fosse menor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a história, a utilização de jogadores portugueses e de miúdos formados na Academia deviam ser os pilares do Sporting.

      Eliminar
    2. Mesmo assim acho que isso se consegue com um estádio Super Bock ou Portugal Telecom. Desde que haja quem saiba passar esses valores.

      Eliminar