05/09/12

Van Wolfswinkel ou Dr Jekkyl/Mr. Hyde


Muito se tem falado de Ricky Van Wolfswinkel.
Que não serve para avançado do Sporting, que é um cepo, que não sabe segurar a bola para a equipa subir, que remata sempre à figura, que falha muitos golos, que marca muito de penalti, que o devíamos vender à primeira oferta que aparecesse. Mas quando marca é um sonho, o bonitão que as raparigas adoram. 

Primeiro os factos.
Wolfswinkel chegou com 22 anos e custou 5.4 milhões de euros.
Os pontas de lança titulares dos nossos rivais custaram 12 e 8.8 milhões, tendo chegado aos seus clubes aos 24 e aos 25 anos, respectivamente. Ou seja, o nosso foi comprado mais novo e custou menos. 

Ainda não é possível falar da primeira época de Martinez, mas na sua primeira época Cardozo marcou 22 golos em 44 jogos, numa equipa que ficou em 4º lugar nessa época. Wolfswinkel marcou 25 golos em 47 jogos numa equipa que também ficou em 4º lugar.

Dos seus 25 golos, 8 foram de penalti.( E poderiam ter sido mais ou não tivesse sido feita a distribuição dos penaltis no fim da época)

Aos 22 anos de idade, Drogba jogava no poderoso Le Mans, Diego Milito no Racing Club, Samuel Etoo no Maiorca, Villa saia do Saragoça para o Valência, só para citar alguns dos melhores do mundo. Todos estavam em clubes que qualquer Sportinguista consideraria inferior ao Sporting.

Ora Wolfswinkel é o ponta de lança titular (e único..) de uma equipa que se quer candidata a vencer a liga portuguesa, restantes competições internas e à qual se pede uma boa caminhada europeia. Aos 22 anos nenhum dos jogadores acima citados tinham esta carga em cima.

Quanto à parte mais subjectiva da coisa. Dei-me ao trabalho de ir procurar um daqueles vídeos com todos os golos para confirmar uma ideia que já tinha. Como podem ver aqui, apenas 2 dos seus golos foram de cabeça, sendo a maioria proveniente de bolas rasteiras ou a meia altura. Percebo eu agora o desespero que me atinge quando vejo 1001 bolas cruzadas por alto para a área sem qualquer nexo. Outra coisa que salta à vista é que os seus golos são muitas vezes ao 1º poste. Muitos dos cruzamentos tirados pela equipa são para o 2º...

Para um ponta de lança ser eficaz tem de ser bem servido. Há algumas excepções, é verdade, mas jogadores como Jardel ou Falcão não aparecem todos os dias. 

Também importa referir que as alternativas a Jackson ou Cardozo são nesta altura mais fiáveis do que Viola ou Rubio. Ou seja, não há ninguém capaz de levar Wolfswinkel ao banco se for necessário. E tão bem que isso resulta por vezes. Quer para a equipa, quer para o jogador.

Acham que é com assobios e apupos que a sua produção aumentará ou que isto apenas acontecerá quando a equipa souber jogar com ele e , em alguns jogos, para ele?

1 comentário:

  1. Excelente análise. Subscrevo por inteiro.

    Não é um avançado perfeito (não existem aos 22 anos) e tem de aprender muito. No entanto, tem cumprido muito acima da média. Parece que em Alvalade estamos mal habituados... (parece, só).

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar