12/05/13

A pior época de sempre do Sporting

Futebolisticamente falando, que o clube continua a produzir bons resultados em diversas modalidades e escalões.
 
Há vários culpados. Todos sabem quem são. Não entro por discussões do "epá tu votaste no Godinho, também és responsável". Somos todos do Sporting. Uns vão ao estádio, outros não podem. Se há adeptos e sócios com culpa nisto, então todos a temos. Porque também têm culpa aqueles que não puseram os pés nas AG's para sócios. Têm culpa aqueles que decidiram não pagar as quotas e ir votar nas várias eleições para os órgãos sociais do clube.
 
Mas mais do que para atirar culpas para cima uns dos outros, temos de olhar para esta como uma lição, um exemplo do que não devemos fazer. Temos acima de tudo de garantir que não a voltamos a repetir.
 
É preciso perceber que nem sempre um grande ordenado e um passado com alguns grandes clubes no currículo serve para ser útil numa equipa de futebol. Mas também temos de perceber que uma equipa não se faz só de miúdos de 18 ou 20 anos. Que esses miúdos têm de ser integrados num conjunto onde haja alguém mais velho para os guiar, para os saber confortar se cometem um erro grave e mais importante, para os saber trazer à terra depois de um grande jogo.
 
Esta época serviu também para constatar algo que há muito que defendo. Raramente uma troca de treinador não planeada remedeia uma época.  No imediato pode introduzir uma maior motivação no plantel, caso o substituto seja alguém carismático. Mas se o carisma não trouxer conhecimento futebolístico atrás, esfumar-se-á mais cedo ou mais tarde.
 
 
O Sporting entra agora numa das mais importantes épocas da sua história, talvez a mais importante. É talvez a primeira em que ninguém deverá falar de títulos. O Sporting tem de deixar de tentar ganhar já  e esporadicamente, para tentar ganhar daqui a uns tempos mas de forma consistente. A táctica do all-in foi utilizada o ano passado. Como Godinho preferiu meter a cabeça de Domingos no cepo em vez de o segurar e acreditar no seu "projecto", apenas se agravou o estado do clube. Quer do ponto de vista desportivo quer financeiro.
 
Tem a palavra a nova direcção. Ainda não se conhece o 3º elemento, um deles ainda está na luta pela manutenção, mas o trabalho tem de ser feito. Sem loucuras, mas com competência. Com Jesualdo no banco, creio que tudo isto será mais fácil.

Sem comentários:

Enviar um comentário