20/08/13

Terra chama Sporting

Não me parece que ande por ai uma euforia excessiva em torno do Sporting como o italiano aludiu (em tom de provocação), mas apenas o normal do futebol. Uma equipa perde e tudo é colocado em causa, outra ganha e tudo corre bem. Koeman é que tinha razão.
 
Mais do que achar que anda tudo eufórico, creio que todos os Sportinguistas ficaram com um bichinho a sussurrar-lhes ao ouvido depois do jogo de Domingo, reforçado pelas dificuldades do Porto em Setúbal e pela derrota do Benfica na Madeira. "Olha que afinal é possível que isto resulte já". Eu próprio fiquei. Dei por mim a pensar "o que seria se uma equipa de miúdos sacasse o campeonato?" Bolas, afinal isto é futebol, o desporto-rei onde tudo acontece, onde o dinheiro e os nomes por vezes não chegam para ganhar jogos. Admito que andei um pouco nas nuvens ontem, especialmente cada vez que revia o 3º golo de Montero.
 
Mas depois lá me pus a pensar. "Se o Capel sair temos um problema, fica a faltar um extremo". Até pode ser Bruma, portanto nem me preocupou assim tanto futebolisticamente. Já o peso do espanhol naquele balneário fica para outro post.
Admitindo que a defesa e o ataque estão fechados e , mal ou bem, há alternativas (mesmo sabendo que sem Montero a equipa terá de jogar de forma muito diferente), virei-me para o meio-campo. Lá pensei " Temos William e Fito para jogar a 6. Gérson, Adrien e Martins para os outros 2 lugares." Parece curto não parece? Mesmo admitindo que William também pode jogar a 8 e que numa eventualidade até Dier por lá pode aparecer, continua a parecer-me curto. Sim, temos João Mário a dar cartas na equipa B, mas não deixa de ser um miúdo. Adrien, Martins, William e João Mário são todos miúdos. Os últimos dois mais miúdos que os primeiros, mas não deixa de ser gente nova. Serão eles capazes de aguentar uma época inteira, sobrevivendo às manhas do nosso campeonato e a todas as ratoeiras que o mesmo apresenta? Talvez sim, talvez não. Verdade seja dita que só se tornarão capazes de enfrentar tudo isto se...jogarem.
Voltando aos médios interiores.
Adrien arrancou a época a todo o gás. Não está um jogador ainda perfeito, mas melhorou bastante face ao que vinha fazendo. Ganhou agressividade e pulmão. Será que finalmente vai fazer tudo isto de forma regular e sem muitas lesões?
Martins está ainda a procurar a sua melhor forma. Acho que é de longe o melhor médio que o Sporting tem, como ficou provado na melhoria do futebol da equipa quando Jesualdo o meteu a jogar. Não é um 10, mas também nunca será um 8 tão batalhador como Adrien.
Magrão desapontou contra o Arouca. Sinceramente, tinha gostado dele contra a Fiorentina. No Domingo esteve estranhamente lento e até apático. Tem de dar corda aos sapatos para ser útil nesta equipa.
 
Toda esta conversa para quê? Para mostrar que a nossa manta é curta. Tem muita qualidade, mas ainda é pequenina. E é aqui que os Sportinguistas têm de mostrar a sua raça. Esqueçam quem é o presidente, se gostam dele ou não. Esqueçam o Inácio, esqueçam o Paulinho. Foquem-se apenas em Jardim e nos seus "miúdos". Vamos mesmo ser o 12º jogador, quer em casa quer fora. Se quiserem assobiar que o façam apenas no fim dos jogos. Durante apoiem, mesmo a que a equipa esteja a perder em casa à bruta com o Benfica ou com o Porto. Esta equipa é nossa, é a equipa do Sporting, com gente que enverga a nossa camisola com orgulho. Desçam comigo à terra e vamos ajudar esta equipa a subir degrau a degrau. Vamos a Coimbra apoiar, vamos a Alvalade dia 31 apoiar. Vamos ajudar estes miúdos porque eles merecem. Só com muito Esforço, muita Dedicação, muita Devoção é que TODOS JUNTOS seremos capazes de atingir a Glória. 

3 comentários:

  1. Gostava de ver um caso de um clube no mundo que tenha ficado em 7º lugar no campeonato na última época e na seguinte tenha sido campeão. Um caso só. Senão, é mesmo caso para voltar para Marte ou regressar à Terra.

    E por outro lado, não é pelo Record fazer de Jornal Oficial do Sporting todos os dias que a realidade magicamente se altera. As dívidas não se pagam com capas do Record. Têm saído uns tantos jogadores o que já não é mau mas não foi há muitos meses atrás que eram precisos 40 milhões só para as despesas correntes do mês.

    E outra coisa, falar em miúdos ganhar o campeonato, isto é futebol, pois, mas não é futebol português. É que eu nem falei do Bruno de Carvalho faltar ao respeito ao grande Pinto da Costa.
    Uns telefonemas e o Pinto da Costa volta a pôr o Bruno de Carvalho e o Sporting com umas "boas" arbitragens na ordem e submisso outra vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenha calma e leia com mais atenção. Apenas referi um pequeno sonho escondido, mas que não passa disso mesmo, um sonho. Ninguém pode dizer que o Sporting é candidato ao título. Seria preciso uma hecatombe muito grande quer de Porto quer do Benfica...ou talvez só do Porto. Mas como referiu, e bem, esses estão sempre respaldados por outras "qualidades".


      Mas gabo-lhe o sentido de humor. Dizer que o Record é o Jornal Oficial do Sporting é das melhores piadas que ouvi nos últimos meses. Bravo!

      Eliminar
    2. Além de que ser campeão depois de um 7º realmente é raro.
      Mas Brian Clough foi campeão inglês no ano seguinte à subida para a primeira divisão com o Forest. Portanto, nem seria assim tão histórico se o Sporting fosse campeão.

      Eliminar