06/06/14

Para atacar um idiota não é preciso ser um

Nunca fui pessoa de gostar de frases feitas, mas há umas que de vez em quando são certeiras. O caso das afirmações da "trampa" de Bruno de Carvalho resumem-se com "Nunca desças ao nível de um idiota, que ele ganha-te em experiência."



É isso que Bruno de Carvalho por vezes tem dificuldade em compreender. Nada a dizer sobre aquilo que acha sobre o futebol português. Eu olho para os dois candidatos à liga e vejo uma marioneta do sistema contra uma marioneta do sistema chateada com a mão que a alimentava. É este o estado de podridão que vejo no nosso futebol.

Mas se o Sporting se quer demarcar de tudo isto, se quer ser "diferente", ou seja honesto, coerente, defensor da verdade desportiva, não pode ter a sua principal voz a falar a este nível. 

É evidente que o Sporting voltou a ser realmente incómodo. Mais do que pelo que fez no campo nas mais diversas modalidades, pelas águas que agitou fora deles. Há quantos anos LFV deixava de atacar o Porto numa entrevista para atacar o Sporting? Pois, para o Sporting costumava bastar uma resposta de um qualquer director de comunicação. Vieira estava sempre guardado para o grande nemesis do Norte. 

Isso foi, e muito bem, aproveitado pelo Sporting, sendo a devida resposta dada em comunicado.
Totalmente escusadas são as declarações da trampa. Pelo nível das declarações, mas também pela imagem que passam do Presidente do Sporting Clube de Portugal. Não é um zé ninguém que está a dizer umas patacoadas à espera do 767 para a Damaia. É o Presidente de um grande clube português, para cerca de 3 milhões de pessoas, o maior. Bruno de Carvalho meteu o pé na trampa e levou o Sporting atrás dele. Não pode. Cai no rídiculo e mete-se a jeito para que digam que é um incendiário, um fala barato e alguém que cada vez que abre a boca diz disparates. De tal maneira que o maior incendiário que o futebol português já conheceu, foi inteligente e optou por não comentar as suas declarações.

O trabalho de Bruno de Carvalho tem sido muito meritório em praticamente todos os aspectos, mas são tiros nos pés como estes que deitam muita coisa a perder.

4 comentários:

  1. Que palavras exactamente você julgaria mais adequadas? Consegue responder, dar um exemplo?

    SL

    JRamos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As que usou nos EUA. É que o estilo duro e sagaz que BdC tem é a melhor maneira de combater o sistema. Um sistema bicéfalo, ao contrário do que muitos pensam.

      Bastava apontar para a bipolarização, bastava dizer que as relações "cortadas" entre PdC e LFV são showoff, são para inglês ver. Bastava ter dito que além dos ataques que o Sporting sofreu durante a última época do Porto, agora já os sofre em praça pública vindos do outro lado da 2ª circular. Há tantas maneiras de se apontar o que está mal e o que está podre. A escolha de palavras foi desastrada e desastrosa. Basta ver que hoje todos se focam nas palavras e não no seu significado.

      E honestamente, não me venham com a desculpa do "se as palavras não fossem aquelas hoje já ninguém falava disso". Não precisamos que falem, precisamos que acusem o toque, que percebam que já todos perceberam o nojo que é o desporto português. Porque também lhe digo, se formos atacados todos os dias por Record, Correio da Manhã, RTP, Expresso e os que mais quiserem, é sinal que estamos a trabalhar bem.

      Eliminar