23/11/14

Resolver cedo


Anda toda a gente à procura do Novo Matic, mas eu sinceramente contentava-me em ter um médio mais defensivo decente. Não era preciso ter a qualidade do sérvio. Samaris não tem jogado o suficiente para agarrar o lugar, pelo que estava com alguma expectativa para ver Cristante em acção. Continuando a falar sobre "alterações no 11", Derley e Jonas parecia-me uma dupla que valia a pena experimentar e seria também mais uma oportunidade de ver Benito no 11.

O Benfica resolveu cedo, com os 2 primeiros golos a surgirem de excelentes jogadas. Jonas revela-se um ponta de lança acima da média do plantel, não só pelo que marca, mas também pelo que joga. Cristante foi subindo de rendimento - destaco apenas a necessidade de, por vezes, jogar mais curto em vez de utilizar passes longos - muitos deles certeiros, sim, mas às vezes acho que podia jogar para um colega mais próximo. Benito foi-se aventurando no ataque, mas o Moreirense não exigiu que se aplicasse mais na defesa.
Sofreu-se um golo de bola parada - aquele tipo de livres descaídos para as alas já nos deram tantas dores de cabeça... - mas o 2º golo de Salvio nos primeiros 10 minutos da 2ª parte arrumou de vez com o jogo. Depois disso foi gerir. Gaitan já tinha saído, Enzo acabou por sair, e lá se viu Samaris na posição que tantos dizem ser "a dele".

Ainda falando sobre o médio defensivo, acho que desde Matic o nosso 6 deixa de ser um simples 6. Jesus procura "trincos" com capacidade técnica e não apenas destruidores de jogo como Javi ou Fejsa. Estes dois sempre souberam o que dar à equipa defensivamente. Com Cristante e Samaris é diferente, há que trabalhar essa parte.

A meio da semana há Champions, no jogo que à partida podíamos perder - talvez por ser aquele que todos achavam ser o mais dificil do grupo. No entanto o Leverkusen revelou-se uma grande equipa e agora é fundamental ganhar na Rússia. Difícil, mas não impossível. Há que garantir no mínimo a Liga Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário