30/03/15

Quem as mete lá dentro?


É uma discussão com dois anos. 
Uns acham que Slimani é um cepo e Montero um deus.
Outros acham que Montero é flop e Slimani é um avançado completo.
Ainda temos outros que acham que o Tanaka é que é.

O Sporting não tem desde Wolfswinkel (gostem mais ou menos dele) um avançado que garanta 20 golos por época.

Primeiro que tudo, a discussão começa logo torta. Montero e Slimani são jogadores completamente diferentes. O primeiro é avançado, o segundo ponta de lança. Pode parecer a mesma coisa, mas não é. 
Slimani será sempre e só alguém para concluir as jogadas. Pese embora a notória evolução que teve desde que chegou a Portugal, viverá sempre dos golos que faz. 
Montero não. Montero dá muito mais ao jogo da equipa que apenas as bolas que concretiza. É algo que não se avalia sequer pelas assistências como se poderia pensar. Montero pensa o jogo e o que faz, normalmente é o que seria melhor naquele momento para a equipa.

Montero está para o Sporting como Jonas está para o Benfica (ou Saviola ou ainda João Vieira Pinto). Não é pelos golos que devem ser avaliados, é pelo nível a que elevam o futebol da equipa.

Quero com isto dizer que Montero deveria ser titular e Slimani estar no banco? Não. Quero dizer que deveriam jogar os dois, mas não a par como tanto se quer falar. Em funções distintas. Um a avançado e outro a ponta de lança. Como no jogo em casa contra o Setúbal. A oposição era fraca, mas a ideia esteve lá. Montero estava nas costas de Slimani e não lado a lado. Por acaso (e alguma ineficiência) o Sporting chegou ao intervalo a 0, mas poderia ter ganho esse jogo nos primeiros 20 minutos. Tinha duas referências. Uma à frente dos médios, outra na área. Quando um ou outro jogam sozinhos, uma dessas referências não existe.

A próxima época
Ora se nenhum deles é um jogador de 20 golos por época, é necessário encontrar um. Ora se acho que Montero não é o tipo de jogador a quem se devam exigir golos, já perceberam onde isto vai dar.

Slimani está mais valorizado que Montero, mais facilmente garantirá um melhor encaixe financeiro. 
Parte desse encaixe servirá então para encontrar "o" ponta de lança, alguém que garanta que elas entram. Mas não pode ser outro Slimani, alguém que só marque. Tem de ser alguém que possa em alguns jogos estar sozinho e fazer um papel misto. Saber jogar e saber marcar. 
O problema é que um desses não sai barato.

Calma, não me esqueci de Rubio e Tanaka. Acho que podem ser duas alternativas. Mais Rubio que Tanaka. Rubio pode ser a alternativa ao ponta de lança. Tem jogo para isso. Tanaka mais para ser alternativa a Montero, embora não me fizesse confusão não o ter no plantel, uma vez que Mané também pode fazer esse papel.

2 comentários:

  1. Dimitris Nalitzis,

    Qualquer um dos actuais avançados do Sporting me parece de menos para a ambição de ser campeão porque nenhum deles, por si só, tem registos de eficácia para esse efeito. Montero é o que reúne melhores atributos técnicos mas não tem agressividade sobre a bola, jogando num registo demasiado soft. Slimani é muito limitado tecnicamente com os pés e, apesar do jogo de cabeça ser o seu forte, também não é tão eficaz como precisávamos. Tanaka é um jogador vulgar, havendo outros na I Liga de valor semelhante em clubes sem as nossas ambições. Rúbio é um miúdo e independentemente do que venha a ser no futuro é ainda demasiado cedo para ficarmos a depender dele.

    ResponderEliminar
  2. Claro, daí ter referido que é necessária a vinda de alguém diferente, de um "Jackson" digamos.

    Rubio já não é assim tão miúdo. Tem 22 anos e mesmo futebolisticamente já não é a criança de 18 anos que aterrou em Lisboa.

    ResponderEliminar