05/04/15

Resumo da época leonina em 90 minutos


Para quem não viu o jogo, lá foi o Paulo Fonseca entalar outra vez o Sporting.

Quem viu a partida, sabe que o Sporting fez dos jogos mais bem conseguidos esta época. Não por inteiro, mas durante 65 minutos, dominou, fez o que quis deste Paços e por um anormal desperdício de oportunidades claras não goleou.

Só que ai entra outra das facetas do Sporting. Se não dá para ganhar por muitos, importa não deixar fugir a vitória. A equipa entusiasmou-se com a sucessão de oportunidades, o jogo estava fácil e o Paços não tinha armas para aguentar o ritmo. E foi aí que o Sporting começou a ceder o empate. Partiu o jogo e deixou que o Paços voltasse a entrar nele. Não que tenham criado oportunidades de golo, mas voltaram a ter bola e foram refrescando alguns jogadores.

Do outro lado, tenho de discordar do jogo que Marco Silva viu. Mais do que o desgaste de Slimani, o de Carrillo e João Mário era evidente uns bons 10 minutos antes do empate. Rosell e (pasmem-se) Capel teriam sido importantes. Rosell porque ajudaria um William num dia menos bom, estabilizando o meio campo e Capel porque das poucas coisas boas que tem é a sua capacidade de reter a bola e conquistar algumas faltas e cantos, quebrando o ímpeto do adversário. Logo a seguir, sim, entraria Montero por Slimani.

Mas o Sporting como clube fatalista que é, tinha de errar e sofrer o golo no único remate do Paços enquadrado com a baliza. Um grande remate que apanha a equipa em contra pé e Patrício sem ver a bola partir.

Destaque para dois mal-amados de Alvalade. O primeiro é um jogador que gosto muito, André Martins. Que bom foi rever o André que eu conheci num jogo de júniores, ao fim de 3 anos a jogar finalmente na sua posição. Não corre tanto como Adrien nem dá tanto nas vistas, mas não precisa. Vê o jogo de forma mais rápida e defende melhor. Como é que se vê isso? Foi dos primeiros jogos este ano em que William tinha as costas seguras pelo outro médio. Melhor exemplo disso? Lance na primeira parte em que William sai a um contra-ataque, Martins ocupa a sua posição, dobrando mais tarde Tobias dentro da área. Quantas vezes o Paços teve espaço em frente à nossa área em futebol organizado? Isto não se ensina.
O outro mal-amado. Confesso que não sou seu fã. Porque ganha muito e porque nunca lhe vi assim tanta qualidade para andar na selecção e em tanto lado a ser bajulado. Mas voltei a gostar de Miguel Lopes ontem. Defende bem e nos sitios certos e revela um entendimento interessante com Carrillo. Com ele em campo o Sporting ataca mais pelo meio, seja com o lateral ou o extremo a fazer a diagonal. Ganhou o lugar a Cédric e será uma injustiça se o perder no próximo jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário