25/04/15

E se o Benfica perde amanhã?





Este é um daqueles jogos épicos que toda a gente quer ver. Que tem decidido o campeonato algumas vezes nos últimos anos (2011/2012, com o golo de Maicon na Luz, 2012/2013, com o golo de Kelvin).

É redutor dizer que amanhã se decide o campeonato amanhã, mas é inquestionável a importância de vencer ao 2º classificado, jogando em casa, tendo uma vantagem de 3 pontos a 4 jornadas do fim. Seria um xeque, podendo fazer o xeque-mate semanas depois. Mas será que se perdermos amanhã, perdemos o campeonato? Ou perdemos em Vila do Conde, Paços de Ferreira ou Braga?

O benfiquista, no geral, ou tem uma confiança extrema, ou um enorme pessimismo. Nestes momentos decisivos, onde há jogos para homens como o de amanhã, as nossas maiores armas tornam-se os nossos maiores medos. Questiona-se e põe-se em causa tudo o que já se fez de bom até agora. Sei perfeitamente que se Jonas amanhã falhar 3 penaltys, ninguém se vai lembrar da época fantástica que está a fazer...

E amanhã vamos sentir a falta de um Lima em forma, lamentar um Pizzi que (ainda) não sabe defender, de um Jardel que compromete (mais uma vez), entre muitos outros, esquecendo que chegámos onde chegámos, ao primeiro lugar, jogando melhor ou pior, com estes mesmos nomes que falei. Vamos lamentar Jorge Jesus que tem estado relativamente bem no campeonato, mas que inventou mais uma vez. Em suma, tudo o que temos tido de bom, amanhã vai jogar contra nós. É o fatalismo...

Quando se ganha não está tudo bem. Quando se perde, também não está tudo mal. Quantos jogos já ganhámos esta época à vontade? E muitos deles com o Eliseu a lateral esquerdo, por exemplo. Mesmo havendo A ou B a jogar mal ou menos bem, ganhámos. E porque não amanhã também?

O Porto levou meia dúzia na Alemanha, mas isso joga a favor deles. O histórico de Jesus com o Porto joga a favor deles. O facto de jogarmos em casa, joga a favor deles. Tudo joga a favor do Porto, e nós somos uns coitadinhos.

Desde que Jesus chegou ao Benfica, a história com o Porto começou a mudar. Tivemos alguns episódios negros sim. Mas as probabilidades de vencer, especialmente em casa, subiram nos últimos anos, porque o Benfica tem melhorado. O ano passado foi o fartote da Taça da Liga, da Taça de Portugal, do jogo dos Eusébios na Luz. Aqui conto 3 vitórias, mas a mentalidade não muda. Estamos lixados. Estamos sempre lixados.

Exigimos entrega aos jogadores, quando estamos na realidade cheios de medo. Não acreditamos no trabalho. O Benfica quando ganha joga sempre contra 0, quando perde são os adversários que jogaram contra 0.

Amanhã são 22 tipos em campo, e o estádio da Luz está cheio. Eu acredito num final feliz. Mas também podemos levar 5, não se esqueçam.

Ou dar.

Mas isso de haver n resultados possíveis no futebol é demais para algumas cabeças...



1 comentário:

  1. Se perdermos nao sera por culpa do treinador mas de certeza que ele sera o bode espiatorio.Mas tenho confianca na equipa toda e os rapazes vao dar tudo para ganhar o jogo e o bi campeonato.

    ResponderEliminar