29/06/15

O problema não foi a gestão do futebol


Muitos querem fazer passar a ideia de que os processos disciplinares a Godinho Lopes, Carlos Freitas, Luís Duque e Castro Guedes são devidos ao seu papel na gestão futebolística que presenciamos entre 2011 e 2013.

Maus actos de gestão futebolística acontecem a todos. A actual direcção já tem os seus, mas não é isso que está em causa. Tomar más decisões todos o fazemos. Tomar más decisões tendo plena consciência das suas consequências é muito grave. Fazer papel de double-agent, prejudicando consecutivamente e de forma grosseira os interesses do Sporting Clube de Portugal, é muito grave. Transformar um património imobiliário de 150 milhões de euros num passivo de 440 milhões de euros é muito grave. 

Outra ideia que se quer passar é que Bruno de Carvalho expulsou estes dirigentes. Errado.
Há cerca de um ano, um grupo de 100 associados do Sporting Clube de Portugal apresentou um requerimento ao Conselho Fiscal e Disciplinar para a expulsão destes 4 ex-dirigentes e associados. O Conselho Fiscal e Disciplinar abriu os consequentes processos disciplinares e tomou a sua decisão. O CFD, não a direcção dos Órgãos Sociais.


Um ponto importante que parece estar a passar despercebido a toda a gente. 
De 1995 a 2013, as contas do clube e SAD foram auditadas várias vezes por entidades contratadas para o efeito. Se essas mesmas entidades não tiveram competência para detectar tudo o que agora nos foi dado a conhecer, não deveriam ser também inquiridas e processadas por incompetência?

1 comentário:

  1. Quem auditava o Sporting era a KPMG, a mesma empresa que auditava o GES e ainda audita o Benfica. Está tudo dito.

    O CFD é eleito pelo método de Hondt, tendo por isso membros de listas que não venceram as eleições para o Conselho Directivo. Dos sete membros do CFD, três foram eleitos pela lista de Bruno de Carvalho, três pela lista de José Couceiro e um pela lista que só concorreu ao CFD. Dos membros do CFD que votaram nesta matéria, apenas um não aprovou a expulsão de GL e a suspensão de LD, tendo-se abstido.

    Não há CFD de um clube mais independente em Portugal do que o CFD do Sporting.

    http://www.sporting.pt/clube/orgaossociais/conselhofiscaledisciplinar.asp

    ResponderEliminar