05/10/15

É atrás que se melhora à frente


Muitos vão olhar para a boa exibição de hoje como uma consequência de um maior acerto em frente à baliza porque Slimani não falhou o mesmo que Téo em Istambul. Nada mais errado, no meu ponto de vista. A diferença destes dois jogos para os outros está mais atrás, em William.

A importância da bola sair jogável, de ir pelo caminho mais fácil e mais rápido em direcção à baliza é enorme e William dá isso à equipa como nenhum outro no plantel. Defensivamente estabiliza a equipa e o sector defensivo e ofensivamente coloca-se em sítios que facilitam a tarefa aos colegas e faz passes que lhes facilita a continuação da jogada.

Tudo o resto é consequência disto. Até Adrien sai beneficiado. Toca menos na bola e faz mais as coisas em que é bom.

Os restantes apresentaram-se no registo habitual, com uma agradável surpresa. Não acho tão descabida a colocação de João Mário num corredor. Dá critério ao jogo e capacidade de manter a bola. Não vai para cima do adversário? Não precisa, procura outro tipo de soluções e de jogadas. A bola rola mais e anda menos pelo ar.

O jogo foi calmo pela boa exibição do Sporting e pela fraqueza deste Guimarães. Fraqueza que levou o Sporting acalmar após o quinto golo. Estava na bancada e comentei com um amigo "o Jesus no Benfica já os estava a chatear para marcarem mais um" e não gostei da passividade no golo sofrido. Não jogo no euromilhões, mas Jesus tocou nesse ponto. Falta Killer Instinct!

Seguem-se duas semanas óptimas para Jesus. Ewerton terá tempo para recuperar e, não havendo muita gente nas selecções, para trabalhar a equipa à volta de William, melhorando o processo ofensivo para a próxima batalha no campeonato. E como gostamos dessa "batalha" aqui no tasco.

3 comentários:

  1. Boa exibição mas, para mim, não foi nada de transcendente. O Guimarães demonstrou ser mesmo muito fraco. Ainda vi muitos lances em que a "burrice" e a falta de qualidade de alguns jogadores se faz notar.

    Concordo em relação ao William. Enorme jogador e ainda está longe de estar na sua melhor forma. O facto de conseguirmos sair muito mais vezes com a bola controlada na defesa ajuda bastante ofensivamente. Além disso tem uma visão de jogo espectacular.

    Quando vi João Mário a extremo confesso que não gostei da ideia. Mas a verdade é que resultou e bem. Para mim, quem ajudou muito nisso foi Esgaio! Serei o único a achar que fez um grande jogo? Com o João Pereira em campo metade daquelas jogadas acabavam em cruzamento disparatado para a área. Esgaio quase que parecia que estava a jogar a médio direito (em vez de lateral) tal era a facilidade com que aparecia em zonas interiores.

    Foi uma pena aquele golo sofrido mas o Guimarães fez por isso. Não gostei (novamente) de Tobias. Precisamos de Ewerton e depressa. Jefferson fez um jogo parecido ao que nos tem habituado mas como acertou 2 cruzamentos já dizem que é o maior outra vez.

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, o Guimarães não existiu e isso facilitou muito a tarefa.

      E volto a concordar com Esgaio e com Jefferson. A melhor dupla de laterais que temos ainda não jogou junta. Tenho mesmo curiosidade para ver como seria o nosso jogo com Ewerton, Esgaio e Jonathan. Não só defensivamente, como ofensivamente seríamos mais fortes.

      Eliminar
  2. Totalmente de acordo com a falta de espírito de campeão!
    É o que isso me lixa, sempre!
    Grande JJ... Estes burros tem que perceber que nunca se pára!
    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar