04/11/15

Cabo da Boa Esperança






O título é apenas uma brincadeira com o nosso mister velejador. 

Mas a verdade é que a Champions tem sido um Cabo das Tormentas nos últimos anos, e este ano está a tornar-se no Cabo da Boa Esperança.


À partida para esta fase de grupos, se me dissessem que em 4 jogos teríamos 3 vitórias, eu não iria acreditar muito. A verdade é que ganhámos o jogo teoricamente mais difícil, acabámos por perder na Turquia, mas ontem fizemos a folha aos turcos, ficando numa posição bastante confortável.

É importante ganhar jogos disputados, como o de ontem, difíceis, e não viver só de jogos com o Tondela. Vencemos em Madrid, perdemos com Porto, Sporting e Galatasaray (teoricamente os mais fortes) e há que começar a vencer rivais directos, seja em que competição for.

O Benfica continua a fazer erros que não pode fazer - seja com o Moreirense ou com o Galatasaray. É verdade que o Benfica joga contra 11, não joga sozinho, mas há coisas tão básicas - mas tão básicas - que acontecem semana após semana, que deixam qualquer um de mãos aos céus.

Fazendo um rewind e uma crítica para dentro (e tentando ignorar ao máximo atitudes semelhantes que existem noutros clubes), podíamos comparar a atitude de muitos notáveis benfiquistas antes e depois do jogo com o Sporting. Antes, era a estrutura, a ausência de Jesus que não se ia fazer notar, a máquina oleada, a aposta na formação, etc, etc. Depois da derrota, certos notáveis, que já questionam a estrutura e mandam as suas "dicas" para a comunicação social como a não aposta de Rui Vitória em não sei quantos milhões.

Ora, neste circo de linguarudos, tivemos nos últimos tempos Bruno de Carvalho, Jorge Jesus, Rui Gomes da Silva, João Gabriel, Pedro Guerra, etc.

Eu não posso controlar o que os outros dizem, nem sequer importar-me com isso. Mas ver certas declarações de gente ligada ao Benfica, é deveras triste. 

Parece que foi preciso perder com o Sporting para chegarem à conclusão que a bandalheira no Benfica continua. Antes de Jesus, durante Jesus, e pós-Jesus. Não mudou assim tanto. Agora talvez temos uns softwares e tal, mas os erros e as virtudes da direcção do Benfica continuam a ser os mesmos. Agora, e com o risco de ser crucificado (oh não, sou apenas um gajo que escreve umas merdas na internet), percebe-se o que era Jorge Jesus no Benfica e a influência que teve nos títulos que conquistou.

Podia continuar a dissertar sobre isto.

E já agora, já viram o relatório e contas? Agora sim, dá para perceber onde é que vai parar o dinheiro... surreais os valores gastos em comissões e afins. E os jogadores com quem foram gastos esses valores? Só rir.


Sem comentários:

Enviar um comentário