09/11/15

Sporting à Bessa com estrelinha



Contra equipas fechadas e/ou a jogar para o pontinho os problemas são sempre os mesmos. Diz-se que o jogo do Sporting é lento.

Verdade, falta velocidade de raciocínio a alguns jogadores do Sporting. A outros falta capacidade técnica, não para fazer fintas, mas para receber e passar uma bola jogável. A outros faltam as duas coisas.

Do meio-campo para a frente, apenas João Mário, William e Ruiz têm estas duas qualidades. São inteligentes e tecnicamente evoluídos. Depois temos Adrien que é bom tecnicamente e pouco inteligente a jogar, Téo que é semelhante mas pior tecnicamente e Slimani, que acaba por ser o pior tecnicamente mas até chega a parecer esperto ao lado dos outros dois. Depois compensam, na óptica de Jesus, com outras coisas. Slimani e Téo são fortes defensivamente e fisicamente e Adrien é líder. Parece algo sem importância, mas não é.

O problema é que a equipa acaba por ter os seus piores jogadores colocados na zona mais importante, no centro. O Sporting tenta jogar entre-linhas e ter um jogo interior forte. Quem é que lá tem a participar na construção dos lances? Adrien, Slimani e Téo. É assim que surgem jogos complicados contra autocarros (Boavista) e equipas com processos defensivos bons/razoáveis (Estoril e Arouca). 

Desportivamente Carrillo faz muita falta, assim como uma maior aposta em Montero. Estivesse o peruano disponível e João Mário poderia jogar no meio. O Sporting passaria a ser uma super-equipa com estas 3 alterações? Não e não ganharia sempre, mas estaria muito mais próximo de o fazer.

O jogo de hoje foi igual ao do Bessa nesse aspecto. A tal falta de qualidade que Jesus referiu naquela altura, notou-se hoje. Jesus voltou a dar conta disso na conferência de imprensa pós-jogo. Mas também não percebo a exclusão de Mané dos convocados, outro que poderia acrescentar essa "qualidade".

Defensivamente o jogo esteve sempre controlado e o Arouca pouco fez para mudar isso. Foi uma equipa aguerrida e com direito a treinador/jogador. Naldo é idiota por fazer o que faz, mas é triste espectáculo a fita que Lito faz, culminando com aquele andar a cambalear como se tivesse sido atropelado.

A vitória acaba por ser feliz. Pela forma como o golo nasce, pelo penalti que fica por assinalar a favor do Arouca (noutra patetice de Naldo) e pelo jogo pouco criativo da equipa. Numa jornada em que Porto e Benfica já haviam ganho, era importante ganhar e segurar a vantagem para a pausa para selecções e taça. Desta vez foi com estrelinha.

2 comentários:

  1. Com Slimani, Téo e Adrien a jogar juntos, torna-se muito difícil construir uma jogada contra equipas bem organizadas como o Arouca. A probabilidade de um destes três "estragar" um lance é demasiado grande. Más recepções, más decisões e maus passes.

    Tivemos muita sorte neste jogo. É bom que comecemos a deixar de depender dela para ganhar pois não vai durar para sempre.

    Cumps

    ResponderEliminar