09/03/12

Caros amigos encarnados


Tenham os pés assentes na terra.
Ainda há coisa de 3-4 dias a inquisição encarnada queria por o messias na fogueira e despedir meio plantel, por Nolito no meio em 4-3-3 porque é o nosso Messi e mandar Cardozo para a sua origem materna... e hoje já está tudo bem e somos os maiores e o costume.

Calma.
Óbvio que ninguém gostou de perder a liderança do campeonato ainda para mais da forma que foi. 5 pontos de vantagem, depois perdemos aquele jogo em casa, andámos 3 semanas à deriva mas agora conseguimos estabilizar o barco pelo menos a nível emocional.
Entre tácticas, desempenhos individuais e etc, toda a gente tem a sua opinião, e eu tenho a minha: não soubemos lidar com a pressão. Óbvio que ninguém joga para perder. A verdade é que a derrota em Guimarães fez com que os jogadores jogassem sobre brasas em Coimbra, embora tenha notado um esforço significativo para jogar com a cabeça e menos com o coração acelerado. Novo insucesso. Veio o jogo em casa com o rival directo e a equipa lutou novamente para reagir ao que se estava a passar. Não conseguiu.
O estofo que faltou nestes 3 jogos veio à superfície na terça-feira. E acredito que se manifeste mais vezes.
Na minha opinião também, o que falta a este Benfica não é um treinador melhor, nem jogadores melhores. É o mesmo que o ano passado; um plantel melhor construído. Passo a explicar.
Temos óptimos jogadores. Um guarda redes sólido, um Garay que fez esquecer o nosso querido gadelhudo e dois miúdos revelação, um espanhol e outro português.
Mas temos um plantel feito um bocado à balda... Emerson e Capdevilla são duas contratações que, enfim, levam com toda a ira do benfiquista. Um é cepo e não joga nada, o outro é campeão do universo e devia jogar. Isto leva ao alvo dois: o treinador. O treinador que não põe a jogar quem tu queres, que não faz as substituições que tu queres, que afinal de contas é o treinador e tu não. Pois pá, também era a minha cadeira de sonho.
Mas continuado com o plantel feito à balda... não temos lateral direito suplente. Matic quando joga dá o que sabe, mas Javi é Javi e a equipa sente-se. Já no ataque, Bruno César e Nolito não parecem regulares (tanto que nem sempre joga o mesmo) e Gaitan desapareceu há meses com muita pena minha.
Acho que esta equipa chega para ganhar o campeonato SE não tivermos muitos problemas de lesões. 2 lesões mais demoradas em alguns jogadores, por exemplo, e podem dizer adeus ao título. O ano passado assim que Salvio partiu o pé...

Jorge Jesus é capaz de ter sido o melhor treinador que vi a passar pelo Benfica. Não sou muito novo nem muito velho, e infelizmente assisti a muitos anos e sequências que não lembram ao diabo. Bailes de treinadores. Nas últimas 3 épocas vejo um Benfica que não é a melhor equipa de sempre obviamente mas, conseguiu ser regular, digamos assim. E ser regular não quer dizer, infelizmente, títulos. E é disto que vivemos. Na 1ª época praticámos um futebol fenomenal, ganhámos o campeonato, Taça da Liga e chegámos longe na Liga Europa. O ano passado foi traumatizante e todos sabemos porquê, e onde falhámos mais acho que foi no campeonato, além de que quando ficou matematicamente quase impossível Jesus desistiu. Taça da Liga, meias finais de uma competição europeia. OK eu sei que foi com o Braga, custa. Mas mérito a quem o merece não? Este ano estamos a fazer um bom campeonato, foi pena esta sequência agora mas é perfeitamente recuperável e chegámos aos quartos da Xempiones.
O que quero dizer com isto é que o Benfica endireitou-se como instituição e aos poucos se está a endireitar como equipa vencedora. Isto não se faz num ano.

E o assunto inicial deste post era a Liga dos Campeões.
Bom, vejo muita gente a fazer grandes filmes e esquemas e sorteios e etc para ganharmos isto.
Eu, e muita gente, também acredito que chegar as meias finais é possível SE tivermos sorte no sorteio. APOEL? Basileia? Nápoles? O Nápoles não queria. Tem equipa para nós. Só se dermos 3 em casa e mesmo assim não sei. Estão num momento tremendo! Destes 3 é claramente o mais difícil. Eu gostava de apanhar o Chelsea mas a coisa está preta para aqueles lados... e isto não é nenhuma piada sobre o John Terry.
Se apanharmos outra das equipas possíveis, Bayern, Real Madrid, Barcelona... muito dificilmente passamos. Mas é jogar para passar obviamente, com as nossas armas, sejam elas fisgas ou um autocarro de 2 andares. E no futebol às vezes os autocarros ganham.

Com isto, e para finalizar, "esqueçam" a Liga dos Campeões venha quem vier, não digo no sentido de já não ligar à competição, mas sim para se recordarem que o objectivo principal é vencer o campeonato.

E é possível.
Agora vou acender uma velinha para o sorteio... Que contra-senso fantástico que me vai na cabeça.

1 comentário:

  1. Visite e ponha GOSTO! na nova página de Facebook do Sporting na Alma. Quantos sportinguistas têm coração e alma de leão?

    http://www.facebook.com/pages/Sporting-na-Alma/160944510657673

    ResponderEliminar