06/07/12

O novo Sporting

Esqueceram-se do escadote para o André...

Começando pelos factos.
Na passada época o Sporting fez 59 pontos em 99 possíveis. Contas redondas conquistou 60% dos pontos em jogo. Na época anterior a essa conquistara cerca de 50%. Houve evolução? Parece óbvio, se constatarmos que ganhou mais 5 jogos, marcou mais 6 golos e sofreu menos 5 que em 2010/2011.
O Sporting reduziu a distância para o campeão nacional, mas viu o Sporting de Braga ficar à sua frente na luta pela Liga dos Campeões. Juntando esta fraca prestação no campeonato à eliminação precoce na fase de grupos da Taça da Liga e à derrota na final da Taça de Portugal, a época foi um fracasso. Nem a boa caminhada na Liga Europa pode servir de atenuante.

O que está a ser feito para mudar.
Creio que a ideia passa por não mexer muito, mas mexer bem. Os jogadores sem qualidade para fazer parte do plantel estão identificados. André Santos já está na Galiza. Ribas, Bojinov e Rodriguez já não entram para o totobola. Continua a restar o tímido Pereirinha ( que não é de todo o pior dos males) e Evaldo.

Os novos.
Até agora chegaram Labyad, Gélson e Adrien para o meio campo, Golas para a baliza, Cédric para a defesa e Wilson para o ataque. Dois a custo "zero" e quatro regressos.
Gélson é o tão esperado concorrente de Rinaudo (fazendo de Carriço central outra vez), Labyad o concorrente de Matias e Adrien mais um para juntar a Schaars, Elias e Martins na luta por um lugar no meio campo. Cédric é (e bem) o substituto de João Pereira, Golas o de Tiago e Wilson é alguém que vai ajudar a que numa das nossas habituais crises de lesões não se tenha de jogar com 3 extremos na frente.

O que ainda falta.
Num Sporting ideal, faltariam mais dois centrais, um lateral para cada lado e um ponta de lança capaz de sentar Ricky caso fosse preciso. Isso não vai acontecer.
Fala-se que o Sporting está a tentar fazer dinheiro com Rodriguez, Pongolle, Bojinov, Grimi, Luis Aguiar e já terá vendido Váldes ao Parma por 1.8M, tudo isto num esforço para adquirir um central e um ponta de lança. Não pode ser considerada uma má estratégia, até pelos ordenados chorudos que alguns destes jogadores têm. Se lhes juntarmos os 90 mil €/mês que recebia Polga, haverá alguma manobra para investir em dois jogadores realmente bons. Como os meus tempos de FM já acabaram, espero para ver quem vem.

Há razões para acreditar?
A razão diz que não. Os rivais continuam a parecer mais fortes e com maior facilidade de se mexerem no mercado. A somar a isso há a incapacidade que o Sporting revelou na época passada de tomar conta dos jogos quando precisava. Jogar sempre em função do adversário serve para o Paços, Olhanense, Moreirense ou qualquer outro clube que jogue para a manutenção ( com todo o respeito que lhes devo), mas não serve para o Sporting Clube de Portugal. O grande desafio talvez seja este. Voltar a jogar como um campeão.

Mas alguém acreditava que seria possível eliminar o campeão inglês?


Sem comentários:

Enviar um comentário