18/09/12

Antes das soluções, os problemas


Esperei um dia inteiro para escrever sobre domingo.
A azia era tão grande. Por tudo e por nada. Porque num livre nos tiraram uma vitória que era tudo e pelo nada que a equipa jogou.

Sá Pinto foi inteligente quando pegou na equipa na época anterior. Deu-lhe alma e tornou-a mais organizada. Pedir-lhe mais naquelas circunstâncias era dificil.

O desafio surgiu este ano, ao ter de montar uma equipa e as suas ideias não são claras. Joga com jogadores na posição 10 sem estes terem perfil para o fazer ( Adrien e Martins). Fala quem sabe que Pranjic é essencialmente um médio. Agora é a tara para defesa esquerdo e embora não comprometa, não dá a mesma profundidade de Ínsua, que é só o melhor defesa esquerdo do campeonato.

Contudo isto não é o mais grave. Com a qualidade que têm, estes jogadores conseguiriam fazer bem melhor. O que salta à vista é a desorganização da equipa. Até no golo que marcámos. Carrillo foi ao círculo central, fez um passe para Izmailov na zona 10 e este isolou Ricky. Ou seja, os extremos estavam no meio. E quando digo no meio, digo meio campo mesmo, não sendo uma situação ocasional. Izmailov passou o jogo todo na zona "de" Adrien. Ou seja, aos meus olhos de leigo que não tem o nível IV do curso de super-treinador, a equipa está desorganizada. Sem desprimor para o Marítimo, que é uma das boas equipas do nosso campeonato, uma equipa que se diz grande e que TEM de ganhar um jogo não pode jogar como o Sporting fez no domingo.

A grande virtude do Sá Pinto treinador é agora o seu maior defeito. Um pouco como o Sá Pinto jogador que fazia da garra a sua maior virtude e o seu maior defeito.

Qual é a solução para tudo isto? A crise financeira, o mau futebol da equipa, a sensação tão familiar de o navio andar à deriva sem capitão que lhe dê o rumo adequado? Não sei, mas cheira-me que o Capitão Lopes vai  escudar-se no Imediato Sá Pinto e lançar mais uma tempestade de areia à sua volta.

Qual é o verdadeiro problema? Azar, incompetência do Sá Pinto, dos jogadores ou da direcção?

2 comentários:

  1. Boa análise.
    Vejo de "fora", mas parece-me que Sá Trinco não tem mãozinhas para isto. Sim, a equipa está desorganizada e alguns bons jogadores ficam de fora.

    No entanto, e apesar de ser sempre engraçado ver os viscondes assim, devo dizer que têm um meio-campo bastante bom, uma defesa melhor que o ano passado e um ataque mediano.
    Ou seja, deveriam estar como 3ª equipa nacional, claramente.

    ResponderEliminar
  2. O ataque precisa de alguém que desiquilibre frequentemente. Carrillo ainda é muito verde e Capel é um jogador de jogos, de fogachos.
    O meio campo é bom mas os jogadores são demasiado parecidos. Não há diferenciação e leva um bocado aos atropelos que se vão vendo em campo

    ResponderEliminar