03/09/12

Finanças for dummies... by LFV


Eu não tenho qualquer tipo de formação em finanças e economia, muito menos sei os detalhes das contas do Benfica. Também não sou daqueles bloggers que fazem grandes artigos sobre as finanças do clube, conhecendo ao pormenor os activos e os passivos e as dívidas e essas coisas.
 
No entanto, e como adepto de futebol, tento ter aquilo a que se chama de ... senso comum.

Ora, se eu tivesse dívidas ou estivesse à rasca monetariamente, dúvido que gastasse dinheiro em luxos ou em bens supérfluos .

Então, o que é que um adepto como eu pode dizer quando vê o Benfica fazer as coisas que fez este Verão?

Continuamos a contratar palha, com o devido respeito aos jogadores.
Gastámos 9 Milhões num extremo. Não se revelou como jogador, até agora. OK, às vezes acontece. Mas esta é uma falha de 9 Milhões e afinal de contas estamos mal de finanças.
Salvio. Joga muito. Custou muito. Queria relembrar que o Benfica está mal de finanças.

Tudo isto está directamente ligado a uma série de más decisões que o Benfica fez nesta pré-época. Pareceu algo do género vamos fazendo as coisas e ver o que surge, em vez de uma estratégia bem definida logo no ínicio.

- Nélson Oliveira queria jogar, ou pelo menos assim o disse. OK, deixamos o Nélson ir.
- Rodrigo Mora. Bem, é melhor jogar noutro sítio, precisa de minutos. OK.
- Jara. Carta fora do baralho ou algo mais? Fora.
- O jogador que sempre quisemos, ou assim aparentou, que saísse... ninguém pega nele. Gaitan. Estava vendido não estava? Pois.
- Saviola. Bem que queríamos que saísse, mas ninguém aparece... ah, finalmente! O Malaga. Vai lá conejo, obrigado por tudo!
- Então mas agora como alternativas temos o Kardec e o Michel... venha o Lima. 5 Milhões? É verdade. Mas na sexta-feira passada o Benfica precisava de um avançado. Lima não é um super jogador, mas é bom. E o Benfica tinha cedido os 2/3 avançados com o mínimo de qualidade. Não me venham com Micheis e Kardecs. Aqui nota-se logo uma falha enorme. Então se precisávamos, porque é que emprestámos os outros? E se estamos assim tão mal de finanças, jogávamos com os que tinhamos, nem que fossem coxos, não iamos dar mais 5 Milhões por um. Há equipas que o fazem. Jogam com o que têm. Não ganhávamos mais jogos? Talvez, mas afinal de contas estamos mal de finanças.

Ou a desculpa das finanças só serve para umas coisas?

E outra coisa... para os atrasados mentais (sim, não têm outro nome) que escrevem pelos blogs e facebooks desta vida todo o seu orgulho nas vendas do Benfica  - Assim é que é, comprar por 6 vender por 40, gostava de saber quantas vendas equivalem a um campeonato, por exemplo?

E olha Vieira... tu dizes que "Nunca vivi o que se passou nos últimos 5 dias"?
Eu e muitos benfiquistas também não.
Artur Jorge v2.

2 comentários:

  1. Assino por baixo. O último parágrafo especialmente.

    ResponderEliminar
  2. Já percebi por alguns posts do amigo Pesaresi que é claramente pró-Jesus, tal como eu. Diz-se por aí que Jesus tem um contrato milionário... ora isso também o faz refém da direcção, logo ele não deve andar com grande voto em matéria de contratações.

    ResponderEliminar