04/12/12

Balão de oxigénio ou de gás?

Afinal o Bruno de Carvalho é que tinha razão, os russos é que nos vão safar!

Tenho andado para vir cá escrever qualquer coisa. Até não perdemos este fim de semana, há sempre coisas para analisar, mas sabia que ia ter mais 2 entrevistas para ouvir. Abrantes Mendes no sábado, Bruno de Carvalho ainda há meia hora estava no ar.

Também serviu para confimar que o boato que tinha ouvido a semana passada pode ser mais que isso. Falo claro do possível patrocínio da GAZPROM. Sim, a mesma que tornou possível Hulk e Witsel no Zenit, a mesma que patrocina a Liga dos Campeões.

A situação é grave. O futebol está a arrastar o clube, e bem depressa, para um ponto sem retorno. Sim, o Sporting é um clube eclético e vai tendo mais sucesso em algumas modalidades do que no futebol, mas é este que dá o principal bolo das receitas do clube assim como a fatia de leão das despesas. 

Ora correu esta semana que a SAD aumentou as despesas com pessoal. Presumo que não sejam só jogadores, embora estes levem a maior parte do que se gasta. Ora investimos mais, para fazer menos.

A aposta era simples. Dava-se o tudo por tudo a nível de investimento e tentava-se ganhar para recuperar o investimento, seguindo mais ou menos a estratégia de LFV no Benfica que ainda hoje colhe os frutos de um campeonato e alguns bons jogos na Europa. O outro caminho era arranjar um fundo ou investidores que realmente metessem dinheiro no clube, ao contrário do fundo que foi feito para o qual se venderam % de passes ao desbarato.

Godinho tentou a primeira e falhou. Falhou de tal maneira que dos 6 magníficos do seu projecto, é o único que resta.

Ao que parece, tendo em conta que até perguntaram a Bruno de Carvalho o que achava, segue-se a segunda opção. Presumo que um patrocinio da Gazprom será para meter dinheiro a sério, permitindo que se possam ir buscar alguns jogadores feitos,algo que os nossos rivais têm feito. O Sporting investiu muito em muita gente. E melhorou o plantel indiscutivelmente. Não chega ainda para os dois da frente na minha opinião, mas tem de chegar para os incomodar, para não estar eliminado da Liga Europa neste grupo, para não estar no lugar em que está no campeonato. Se calhar está na altura de gastar muito em pouca gente. Olhando para os números, o maior investimento do Sporting foi Wolfswinkel, por 5.4milhões. Opiniões à parte, sabendo que a minha até é boa, o rapaz rende se a equipa render, mas não é um jogador acabado, um grande ponta de lança. É um bom jogador, é o melhor que temos na posição, mas talvez não deveria ser "o" homem. Ora é preciso ir buscar um Jackson, um Cardozo, alguém mais velho que já esteja habituado à pressão. 

Será este (possível) patrocínio da Gazprom o último balão de oxigénio de Godinho Lopes ou já não há volta a dar?


Sem comentários:

Enviar um comentário