15/03/13

Eleições 2013 - Lista C, José Couceiro

 
Retirado de : José Couceiro Sporting
 
 
 
 
O candidato

José Couceiro pode ser descrito como o único one man show do futebol português. Já foi director desportivo, treinador, selecionador sub-21 , presidente do sindicato e de certeza que ainda ajudou o grande Paulinho a dobrar dois ou três pares de meias numa das suas passagens por Alvalade. Ora com o novo cargo surgiu um novo nome, o do seu tio-avô, Fernando Peyroteo.
Couceiro é frequentemente apontado como o rosto da continuidade, rótulo de que terá dificuldade de se soltar. Não só as suas passagens por Alvalade foram com Roquette e Bettencourt como, como ainda usa algum palavreado semelhante a Godinho Lopes. Referi há uns tempos, via Twitter, que tinha gostado de o ouvir num programa d'AbolaTV. Parecia ter ideias definidas. Ao longo desta campanha não as tem defendido, refugiando-se um pouco em lugares comuns do "vamos ver", "o Sporting não acaba". Além disso conta com o "precioso" apoio de Carlos Barbosa.
 

A equipa

Apresenta Mário Patrício e Diogo Matos como grandes trunfos. Patrício será o homem forte das modalidades e Matos o nº2 para o futebol. Não tenho grande conhecimento de ambos. Sempre ouvi dizer por Alvalade que seria Patrício o dirigente com maior facilidade em usar a Juve Leo quase como um braço armado. Rumores, valem o que valem. Percebo a ideia de tentar criar uma equipa pequena, numa tentativa de "blindar" a estrutura directiva. Mas não será esta estrutura de apenas 5 pessoas curta para gerir um clube da dimensão do Sporting? Ou esta equipa vai delegar funções às várias secções do clube?
 
 

Parece-me bem

1. O acompanhamento que será dado aos jogadores mais jovens. Finalmente se pensa em para corrigir a famosa ideia do "formamos jogadores, não formamos homens".

2. Foco no mercado nacional. O Sporting tem de se voltar para o mercado nacional. É algo que defendo há algum tempo. Não digo que se tenha de apostar só nos portugueses, mas também nos bons estrangeiros que há no nosso campeonato.
 

Parece-me mal

1. Até percebo que se possa considerar que a possibilidade de x sócios ( desde que juntos façam mil votos) convocarem uma AG de destituição da direcção um possível foco de instabilidade. Se esta norma estatutária tivesse sido evocada 1000 vezes ao longo da história do Sporting, até o compreenderia. Não percebo que não seja inteligente o suficiente para perceber que se tratou de uma situação virgem e pontual, que apenas possa ser utilizada em situações muito especificas e muito graves. Não tem confiança no seu trabalho?
 
2. Jogadores chineses Sr.Couceiro? Diga-me lá um que seja bom o suficiente para jogar na nossa equipa principal. Yu Dabbao não conta.
 

 
Não percebi

1. Diz que cedeu a pressões para se candidatar. De quem? Da sua mulher, dos Sportinguistas com que foi beber café, do Bruno de Carvalho, do Papa Francisco I, de Ricciardi?

2. Tem investidores ou apenas vai pedir mais dinheiro à banca?

3. A questão do CFO. Será alguém escolhido pelo Sporting ou pela banca?

2 comentários:

  1. Uma lista de duques e herdeiros que nos conduziram ao abismo.

    ResponderEliminar
  2. E deram o passo em frente, como diria o grande João Pinto.

    ResponderEliminar