23/08/13

Game Over no caso Bruma

 
Estas linhas são escritas antes de sair a decisão da CAP que, em minha opinião, já pouco altera.
 
Há muito se percebeu que Bruma não voltaria a jogar no Sporting, não sendo preciso ouvir Bebiano Gomes pela 48ª vez neste processo. Dá-me alguma pena por aquilo em que o jogador se poderia tornar e porque sinceramente ele será quem menos culpa tem nisto. É um miúdo com 18 anos e que não terá capacidade mental para assimilar tudo isto.
 
A entrevista hoje publicada de Bruno de Carvalho é conveniente. No próprio em que, provavelmente, se conhecerá a decisão final da CAP, o presidente conta a versão do Sporting, não dando muito tempo a que surja uma resposta bem estruturada do outro lado da barricada. Bem vistas as coisas uma resposta estruturada por parte de Baldé/Gomes seria uma novidade, já que a estupidez tem reinado daquele lado.
 
Começando pelo lado do Sporting. Percebo e compreendo tudo aquilo que Bruno de Carvalho diz hoje n'A Bola. Muitas das suas queixas são legítimas, mas continuo a achar que poderia ter tido um estilo mais subtil (não no mediatismo mas nas acções) , menos "ou é como eu quero ou não é". O mais provável é que este seu estilo até tenha defendido o Sporting a longo prazo, mas acho que poderiam ter existido outras formas de resolver o problema. Se bem que fazendo fé no que diz BdC, por mais que a abordagem tivesse sido diferente, o desfecho de tudo isto estaria sempre escrito à priori.
 
Indo para o lado de Bruma.
O problema foi sempre um e apenas um. Dinheiro. Não no bolso de Bruma, mas no bolso dos seus protectores/tutores/sanguessugas. Basta ver quem mais lucrou com isto. Bruma está neste momento a treinar-se em Mafra com um grupo de jogadores da "Quadrilha", todos eles por colocar. Não joga desde o Portugal-Gana. Isto para um miúdo de 18 anos são uns bons tiros de caçadeira nos pés da sua formação como jogador.
Bebiano foi jogador, mediano. Era para ir a Alvalade mas saiu do autocarro em Benfica. Era para beber água mas Jesualdo deu-lhe nas orelhas. Era para ser jogador mas o joelho não deixou. Era para ser treinador mas tornou-se advogado. Esta é a oportunidade de uma vida para Bebiano. De alguém relativamente desconhecido tornou-se um advogado mediático, que aparece em todos os jornais, em alguns telejornais, uma alegria.
Para Baldé é apenas mais um capítulo na sua longa história de compra e venda de mercadoria. Sim, porque é isto que os jogadores são para o bom do Cátio.
 
Voltando ao início, Bebiano afirmou hoje que Bruma não voltará ao Sporting. Caso a CAP diga que a razão mora em Alvalade, Bebiano diz que se pagam os 65mil euros referentes ao tal ano de contrato e Bruma passa a ser livre. No fundo Bio quer invocar a Lei Webster. Ora para invocar essa mesma lei, Bruma será incluído num de dois grupos. Se tiver mais de 28 anos apenas têm de decorrer dois anos de contrato, pelo que tudo estaria certo. Se tiver menos de 28 anos têm de decorrer três anos e isso só acontece a meio de Outubro. Portanto, ou Bruma tem mais 10 anos do que afirma ter ou vai ficar sem jogar na Europa até Janeiro.
 
Por último, que o Sporting aprenda e deixe de aceitar jogadores de Cátio Baldé. Os que já lá estão e querem ficar, são dos nossos e ponto final. Os que se foram embora, que sejam muito felizes a trabalhar nas obras. Para o Cátio o filão da Academia fechou.

1 comentário:

  1. Axo piada ouvir o Bebiano falar tão mal do sporting como se o Bruma se tivesse tornado o jogador que é graças aos campos relvados e à academia que havia na Guiné Bissau. Mas que parôlo do caralho este Bebiano.

    ResponderEliminar