11/12/13

Dá para cancelar a final da Champions na Luz?




A  direcção do Benfica foi a única "pessoa" a acreditar que os encarnados podiam chegar à final da Liga dos Campeões no próprio estádio.
Para tal fez-se uma manobra financeira bastante arriscada: não se vendeu ninguém no último Verão. Contratou-se (com alguns negócios estranhos) essencialmente para o ataque. Defesa remendada com tostões. Saídas, de renome, só a de Roberto. Sim, 8M de euros. Para rir, só pode.

Jesus tem provavelmente o melhor plantel desde que chegou ao Benfica. Plantel. Equipa não. Ainda não a encontrou. Entre variações de 4-4-2 para 4-3-3 ou parecidos, a defesa especialmente continua a abanar. Porquê? Não sei. Perguntem-lhe.

No entanto com isto LFV já ganhou fora de campo: os adeptos contestam mais o treinador que o presidente. Se Jesus não for campeão sai do Benfica, Vieira traz o Marco Silva (o tão desejado) e ganha mais uma folga perante os adeptos encarnados.

Não achei Quique bom treinador. Fernando Santos teve uma passagem mais ou menos em termos de vitórias. Trap foi Trap. Camacho era aborrecido...
Mas o presidente foi sempre Vieira. É o denominador comum de todos os insucessos do Benfica nos últimos anos.

Agora em Janeiro Vieira tem duas opções. Ou continua a estratégia financeira que me parece muito arriscada ao não vender ninguém e a tentar assegurar o título, ou permite saídas do plantel que podem mais uma vez tirar o tapete a Jorge Jesus. Lembram-se de Javi e Witsel?

Se Vieira quer que Jesus seja 100% responsável pelo possível insucesso desta época, tem de ser coerente e manter a estratégia de não vender. Provavelmente no Verão terá de vender 3 ou 4 (ou mais) jogadores influentes, talvez a preços mais reduzidos. Se os grandes do futebol europeus estiverem atentos ao Benfica, sabem que não vendeu ninguém e que precisa de vender. Pode influenciar o valor das possíveis ofertas.

Para Vieira sair (isto é, haver contestação a sério, um pouco como houve do outro lado da 2ª circular) o Sporting tem de ser campeão. Se for o Porto, são os árbitros. Mas se for o Sporting, com um orçamento muito menor, um presidente que apesar de mandar umas bocas um bocado parvas (Pinto da Costa III, o II é o Vieira a tentar imitar o corrupto), tem uma organização interna que está a permitir à equipa fazer um campeonato no mínimo surpreendente. Aí sim, o complexo de inferioridade que reside dentro de muitos benfiquistas (ou lampiões) virá ao de cima. Acreditem que é verdade. Não vale a pena negar.

Não foi ontem que fomos eliminados da Liga dos Campeões. Ontem até fizemos um bom jogo. O meio campo a 3 funcionou (sinceramente não esperava) e Fejsa, Matic e Enzo estiveram muito bem. O mesmo para Sílvio (sim, um defesa que temos por empréstimo e sem opção de compra - ah esperem, é o Atlético de Madrid) e Markovic fez uma boa 2ª parte. O sérvio parece-me indisciplinado tacticamente. Se calhar rendia mais no meio, mas na ala nota-se menos o quanto vagueia pelo campo ou se esquece de defender. Na ala é mais simples, na 2ª parte defendeu bem, foi pena ter saído lesionado. E na ala também pode fazer o que Jesus tem pedido aos seus extremos - que apareça muito no meio. É um vagabundo da linha, digamos assim.

Pela 35ª vez esta época, espero que este jogo tenha marcado um ponto de viragem. Em relação à Liga Europa, só podemos aspirar a chegar às últimas eliminatórias caso comecemos a jogar muito melhor, e regularmente.

Agora em Janeiro vamos ver a cartada de Vieira. No entanto, todas as armas estão apontadas à cabeça de Jesus. E Vieira, mais uma vez, agradece. Tal como aconteceu com outros treinadores...

2 comentários:

  1. Bem se a direcção deu todas as condições ao Jesus e fez um esforço para não vender e sim para comprar e ainda reforçar mais a equipa então é normal que o maior culpado pelo insucesso da equipa seja o treinador e não a direcção, embora depois do final conturbado da época passada a direcção ter sido responsável por manter o treinador...

    O que eu acho estranho no meio disto tudo é todos falarem da super estrutura do fcp, estável e sem que muito saia cá para fora (a famosa estrutura estruturada hahah) e agora que o Benfica tem uma estrutura muito semelhante, mesmovalor em plantel, presidente com já 10 anos em actividade, treinador já há épocas, é sempre o mesmo a perder...o fcp já anda a mudar umas 3/4 de treinador de equipa e nada vai ganhando sempre.
    O que é muito estranho pois todos dizem que estabilidade leva ao sucesso.

    Os adeptos devem continuar a ser exigentes mais moderadamente. Acho bem fazer-se silência como os NN fizeram, mas não apupar. Apupar foi o que se fez no final da época passada e com razão, mas agora não é altura para isso. E sinceramente ainda vejo alternativas ao treinador do SL Benfica, mas alternativas à direcção do SL Benfica ? Rui Costa, Rui Gomes Silva, Domingos Soares Oliveira, Eduardo Moniz, Luís Filipe Vieira, etc ... isso não vejo .. ou melhor até vejo mas se é para pior mais vale não mudar !

    ResponderEliminar
  2. 1º parágrafo. foi o que eu tentei dizer. no entanto acho que fez bem em manter jesus. a borrada principal foi da direcção, não do mister.

    2º parágrafo. o benfica tem uma estrutura muito semelhante? estrutura foi uma palavra que os benfiquistas aprenderam em maio de 2013. antes estava-se tudo a cagar para isso. quando o céu cai é que se lembram. semelhante como? com a enorme transparência que há no nosso clube? ... não sei do que fala.

    3º apupar ou não, façam o que quiserem. onde é que está o benfica democrático? livre de opinião?
    desses nomes... só vejo 1 decente. e não se pode candidatar. acho que é fácil adivinhar quem é. os outros são no mínimo patéticos.

    ResponderEliminar