27/03/14

Dominados no norte


Hoje em dia cada vez que penso em "treinadores" um dos nomes que me salta à cabeça é logo o de Mourinho. Não pelo que conquistou, mas pelas "coisas" que saiam cá para fora, da maneira como estudava os adversários e sabia todos os movimentos dele.

Talvez Jesus, por ser mais velho, não vá muito nestas coisas do scouting. A verdade é que Luís Castro ganhou o jogo no escritório, a ver vídeos de jogos do Benfica. Luís Castro preocupou-se primeiro com o Benfica e só depois com a sua equipa. Resultado: ganhou o jogo e dominou o Benfica durante 90 minutos.

Já se sabia que o Porto ia entrar forte. Independentemente do 11 do Benfica (já lá vou), é normal nestes jogos a equipa da casa entrar sempre a matar. Onde o Porto ganhou o jogo nem foi nas oportunidades criadas (que foram várias) mas foi na maneira como não deixou o Benfica jogar.

Quantas vezes já vimos Luisão na direita, Garay na esquerda, e Fejsa/Matic/Amorim no meio esta época? Muitas. Laterais bem subidos e encostados à linha, extremos a entrar mais para dentro (e aqui Salvio é claramente inferior a Markovic - percebem o porquê de eu defender que o sérvio rende mais (neste momento) na linha? Para fazer isto). O problema é que o Porto não deixou que isso acontecesse. Nem era uma pressão excessiva nos 3 que ficavam atrás, era mesmo o fecho das linhas de passe dos extremos e dos laterais. 
Depois, numa visão mais ofensiva da parte do adversário, as constantes entradas vindas de trás de Herrera e Defour criavam problemas aos centrais do Benfica. A única referência que tinham era a de Jackson, mas aparecia sempre o orelhudo ou o belga lá no meio.

Relativamente ao 11 de Jesus, onde acho que falhou mais foi no ataque. Cardozo. A maneira como o Benfica tem vindo a jogar não é compatível com este Cardozo. E por este digo um Cardozo que ainda está à procura da melhor forma e do entrosamento no 11 (porque quando ele se lesionou não jogávamos assim) porque não se desmarca como os outros dois mais móveis, nem consegue defender como estes. Salvio esteve apagado devido à forma como o adversário defendeu, não posso dizer que Markovic fizesse melhor. Na 2ª parte, com o jogo mais aberto (é impossível fazer o que o Porto fez durante 90 minutos) os jogadores soltaram-se mais e conseguiram jogar mais normalmente
E curiosamente, Artur (a grande preocupação de toda a gente quando saiu o 11) esteve bem. No entanto, Sílvio fez um bom jogo. Juntamente com Garay, que defendeu impecavelmente, exceptuando no canto que deu o golo. O Porto fartou-se de bater cantos daquela forma e Garay apanhou-os todos. Menos aquele. Falta de concentração desde o apito inicial.

Na minha opinião não fazia sentido rodar a equipa neste jogo. Disse-o antes, e digo-o depois. Ao contrário de quem só o diz depois. Quando se sabe o resultado é fácil criticar. Se o Benfica tivesse ganho e andavam aí todos convencidos a dizer que até com os suplentes.
Não fazia sentido porque são dois jogos a doer e depois vamos à Holanda. Não que o AZ vá ser favas contadas, mas seria certamente menos exigente que estes dois jogos. 

Não acho que a equipa tenha abanado com o que aconteceu ontem. Nós, adeptos, é que somos muito nervosos... Eu percebo, são os fantasmas. Mas os nervos não ajudam (nem a nós, nem à equipa).

Sem comentários:

Enviar um comentário