01/05/14

Como preparar a próxima época em Alvalade

É este o grande desafio.

A exigência naturalmente subirá. Pelo bom trabalho feito nesta época e pela fasquia que BdC já colocou, lutar pelo título. Sobe a exigência, mas não sobe o orçamento. Então como melhorar ainda mais sem gastar mais?

Terá então de entrar mais dinheiro do que aquele que se gastará.

Vendas/dispensas
Neste capítulo salta à vista um nome. Capel. Pelo ordenado, por ser um jogador com algum mercado. Falando-se nos tais 7M e tendo o Sporting 75% do passe, seria claramente o jogador a transferir. 

Depois temos os casos dos mundialistas. Não sabemos o que dará o campeonato no Brasil. Se William convence alguém a pagar a cláusula, se Rojo se valoriza ainda mais, se Patrício finalmente faz alguém perder a cabeça e dá o salto. Até Slimani está neste barco, isto porque já não acredito que Adrien e Cédric não passem as férias com as respectivas namoradas. O problema de toda esta gente é que apenas Slimani e Patrício são maioritariamente detidos pelo Sporting. Todos os outros se situam abaixo dos 60% do passe.

Rinaudo e Miguel Lopes não devem ter as suas cláusulas de compra activadas e fala-se ainda que   Arias poderá seguir para Inglaterra por 8M, sendo 15% desse valor do Sporting.

Tudo o resto além disto não deverá trazer muito dinheiro para Alvalade. Welder e Piris não devem continuar, Vítor deverá rumar a outras paragens.

Emprestados/Equipa B
Todos os Sportinguistas querem integrar João Mário já na próxima época. Confesso que tenho as minhas dúvidas. Bem sei que a época é longa e à partida teremos mais jogos e mais necessidade de rodar jogadores, mas será que haverá espaço a sério para que João Mário jogue e tenha minutos a sério?  Se for para ser um Vitor desta vida, não valerá mais ficar em Setúbal ou outra equipa de primeira liga a jogar.

Não sei até que ponto Rinaudo fique como alternativa a William (caso este se mantenha cá). Pelo ordenado e porque pode representar um encaixe (mesmo com a diminuta % que temos do seu passe). Miguel Lopes igual. Seria a melhor concorrência possível para Cédric, mas não vale os 87mil€/mês. O problema é que do dinheiro que nos possa valer, metade segue para o Norte.

Na equipa B muita gente deve fazer a pré-época. Esgaio e Dramé parecem ser aqueles que têm mais hipóteses de se manterem quando a época começar. Caso não fiquem, estes dois ,e os que fizerem a pré-época, devem ser colocados a rodar na primeira liga. A segunda divisão já é pequena para Iuri,Chaby e Wallyson. (Posso integrar o Tobias neste grupo?)

Compras
Seria suposto que com o dinheiro da Champions e uma ou outra venda que se faça, fosse possível atacar o mercado com outra pujança. Nada mais errado. O passivo não se vai pagar por ele e continuará a ser necessário dar tiros muito certeiros e muito baratos.
Olhamos para o plantel e faltará concorrência para Cédric, Jefferson, William. Precisamos ainda de mais um central, mais um médio e mais avançado. 6 jogadores portanto. Admitindo Esgaio (ou até mesmo Lopes) como alternativa a Cédric, faltam 5.

Nunca gostei muito dos empréstimos sem opção de compra, não gosto de valorizar o que é dos outros. Mas esta poderia ser uma solução para dar ao plantel uma ou duas soluções de outro nível. Há tanta gente parada em tanto sítio que gostaria de lutar por títulos e jogar a Champions. Sim, estaremos a valorizar um jogador de outro clube, mas não podemos contribuir para a valorização da equipa toda? Veja-se Courtois. Seria sempre algo a ponderar, dentro da lógica que rege a nossa equipa. Todos iguais, sem estrelas. Rapidamente penso em Nani, mas depois lembro-me o que recebe e que até é capaz de ir ao Mundial mesmo sem jogar, que vai voltar a ser recordado por quem tenha mais dinheiro que nós. Mas metia Wolfswinkel nesta equação. Sim, esse mesmo. Batam-me mais do que já fizeram no facebook. Seria o complemento ideal para Montero e Slimani. Alguém que marca 45 golos em duas épocas "tão boas", não deve ser assim tãaaaaao mau. Desvalorizado e com a provável descida do Norwich, pode ser um alvo mais acessível.

Faltariam 4 jogadores. 4 que eu acho que não conseguimos resolver só com prata da casa. A época vai ser longa e acreditem que já não nos vão estender passadeiras no início do campeonato. Os autocarros vão sair directos das festas de verão das terrinhas para os nossos jogos iniciais.

Têm a palavra o Bruno, o Leonardo, o Inácio e o Virgílio. "Nós acreditamos em vocês".




Sem comentários:

Enviar um comentário