03/07/14

Então vamos lá a isto Sporting

A época 2014/2015 já arrancou.
Novo treinador, alguns reforços e a esperança a voltar o que era antigamente. Este ano é que é.
O ano passado foi diferente, tudo eram incertezas e desconfianças. Este ano as coisas já começam a partir da boa época que foi feita no ano anterior. Há champions novamente e há mais exigência.

Os novos
Um central, um lateral direito, um trinco, um médio centro, um 10 e um avançado móvel. 2 portugueses, um espanhol, um búlgaro, um escocês e um japonês. Se lhes somarmos João Mário e Esgaio, temos a grande maioria das lacunas apontadas resolvidas. Há mais soluções para cada lugar e há banco para os titulares. Pela lógica (não contando com saídas) devem entrar mais dois jogadores. Um extremo e um lateral esquerdo. O extremo deve ser a prioridade. Pelo que vimos a época passada, só Mané pareceu capaz de vir a agarrar um lugar nesta época, face à grande irregularidade de todos os outros. Neste caso não é necessário alguém para ser mais uma solução, é preciso um titular, alguém que entre no 11.

Os velhos
Mais do que saber como Marco Silva vai encaixar toda esta gente e de que forma os vai meter a jogar, estou curioso para saber o que vai fazer com Carrillo e André Martins. Se o primeiro parece desaproveitar as várias oportunidades que lhe são dadas, mesmo com todo aquele talento, o segundo pareceu-me desaproveitado na última época. Algo mais dentro da lógica do 4.3.3 e não do 4.2.3.1 poderá ser mais benéfico para o seu jogo. Tudo o resto estará dependente de eventuais saídas. Rojo, Slimani, William e Capel parecem ser os maiores candidatos.

Os que não contam
A parte crucial e que mais dores de cabeça dará. Tudo dependerá um pouco da pré-época. Miguel Lopes, Rinaudo, Viola, Vitor e Wilson parecem estar mais fora que dentro, mas tudo isto pode mudar na pré-época. Até que ponto uma venda de William poderá levar a que Rinaudo fique para discutir o lugar com Rossell? Até que ponto Viola poderá ser utilizado por Marco silva numa lógica parecida à de Sebá no Estoril? William também não fazia parte das ideias iniciais para o plantel do ano passado e o resto é história.

Equipa B
Algo que deveria merecer alguma reflexão da parte da estrutura do futebol. Não só o treinador, mas até a presença de alguns jogadores. Até que ponto é que um jogador da formação deve permanecer na equipa B? Não faz mais sentido dar-lhes um ano de segunda divisão e depois um empréstimo a um clube da primeira liga? Pareceu dar resultado com João Mário, menos com Betinho. Agora ter os jogadores estagnados num certo nível não é bom para a sua evolução. Esgaio por exemplo, está há 1 ano a mais na equipa B. Se não era aposta para a principal que tivesse ido rodar como os dois acima referidos.

Até que o mercado feche muita coisa vai mudar, em Alvalade e nos rivais. Numa época em que há 3 competições para disputar (a Taça da Liga será com juniores e juvenis espero), o Sporting vai ser posto à prova de uma maneira que não foi na época transacta.

Sem comentários:

Enviar um comentário