31/08/14

Resultado razoável, mas a pedir melhorias

Foto : César Duarte
O resultado é razoável face a alguns factores. O ainda maior poderio do Benfica, o histórico dos derbys com Jesus na Luz (primeira jogo sem derrota) e por ser um jogo na casa de um rival. Poderia ter pendido para qualquer um dos lados, dadas as oportunidades claras para os dois lados.

Posto isto, ainda falta algo a este Sporting, o algo que eu espero que Marco Silva consiga acrescentar ao Sporting de Jardim. Olhando para o actual 11 do Sporting, temos vários jogadores para jogar num estilo de posse. Nani, Esgaio, Adrien, Martins e William. Ao ínvés a equipa hoje tentou jogar mais em transição rápida (à imagem de Coimbra), quando já tinha feito um jogo de cruzamentos exagerados frente ao Arouca. Falta uma maior definição do jogo da equipa, de que forma quer reagir aos vários momentos do jogo.Com uma maior capacidade de ler o jogo e de o jogar de forma mais calma, o Sporting poderia ter aproveitado a falta de frescura do Benfica nos últimos 20 minutos. Slimani voltou. Percebe-se a opção. Se está disponível e é aceite pelo grupo e Montero não rende, tem de jogar. Foi Slimani. Raçudo, acutilante e marcou numa falha de Artur.

Maurício e William são uma sombra do ano passado. O primeiro está ainda mais viril na abordagem aos lances, de uma forma menos sagaz. Não está tão fiável como no ano passado. Já William tem influência na qualidade do futebol da equipa e a sua baixa de forma reflecte-se na produção da equipa. Que o mercado feche, a cabeça de William assente e ele volte a jogar o que sabe. A equipa agradecerá com certeza.

Já vi muitas críticas às substituições de Marco Silva. Mais uma vez eu acho que leu bem o que se passava. Carrillo estava bem, mas tinha amarelo e sendo voluntarioso a defender, por vezes faz faltas para cartão. Capel poderia segurar a bola e ganhar algumas faltas. Acabou por ser Nani a fazer essa função, a serenar o jogo logo a seguir ao período de maior sufoco. Nani, com toda a sua experiência, pegou no jogo e agarrou a equipa. No fim ainda descobriu Slimani para ganhar o jogo. Artur já tinha dado a fífia e aguentou o empate. Palavra ainda para Patrício. Se Nani pegou no jogo, foi Patrício quem salvou a equipa na altura de pior aperto. A afastar os fantasmas de erros antigos na Luz.

MVP verde e branco? Esgaio, pela segunda semana consecutiva. Muito calmo, muito inteligente, sempre bem em todos os momentos do jogo. Era tão óbvio que já não podia continuar na equipa B.

Amanhã fecha o mercado. É necessário um central mais experiente e que saiba sair a jogar. Saar jogou globalmente bem, mas também não sabe sair a jogar. De resto, importa arranjar colocação (definitiva) para Héldon, Shikabala e Miguel Lopes, assim como emprestar Chaby e Iuri para que estes ganhem minutos de 1ª divisão. Geraldes também será para emprestar, dada a resposta muito positiva (e esperada diga-se) que Esgaio tem dado.

Sem comentários:

Enviar um comentário