22/09/14

Reviravolta "do costume"






A primeira parte foi fraca.
Samaris perdido em campo, Eliseu mais uma vez com culpas no golo sofrido. É importante que estabilize no seu posicionamento defensivo.

Jesus não teve medo e tirou o grego. É sabida a importância do 6 - ou o 4 de Jesus - no esquema do Benfica. O Moreirense defendia com 10, portanto entrou Derley. Valia a pena o risco, embora eu ainda não saiba bem o que esperar do brasileiro. Esperava que saísse Talisca. O magrinho aparece em espaços, mas por cada coisa boa que faz, tem 3 ou 4 decisões más durante o jogo.

A reviravolta surgiu "naturalmente" com dois golos de laterais. O de Eliseu foi um golão, mas preferia que tivesse mais atenção na lá atrás. Maxi descansou o pessoal, e Lima (com um penalty que nem percebi...) matou o enguiço e afastou o mau-olhado (esperemos).

Salvio e Maxi são dois jogadores de linha. Os dois juntos complicam muitas vezes o jogo do Benfica. Combinam os dois, jogam os dois, passam os dois, ali numa faixa de 4 metros junto à linha lateral direita. São dois jogadores demasiado parecidos nesse aspecto. Na minha opinião o Benfica fica a perder quando jogam os dois juntos.

E porque é que digo isto, se o caudal ofensivo é enorme nesse flanco?
Porque nem sempre quantidade significa qualidade.
Não se preocupem. Salvio vai continuar a fintar adversários e a ganhar a linha final. Maxi vai continuar a desequilibrar. Vão continuar a receber aplausos (meus também!) e vão ser uma dor de cabeça para a defesa adversária.
O problema é que a solução é sempre a mesma: linha, linha, linha...

Combinar Maxi com Markovic, por exemplo, trazia mais soluções - e com isto quero dizer diversidade - ao ataque do Benfica. Salvio, para uma equipa inglesa (por exemplo) que jogue 120% do seu jogo pelas alas, é o ideal. É um óptimo jogador. Mas quando se vê um vagabundo na esquerda como Gaitan... gostava de ter algo do género do outro lado...

Destaco Enzo Perez. Mais à frente, mais atrás, seja onde for, o homem luta que se farta. Se por um lado aplaudo de pé as recuperações que faz para roubar a bola e parar contra-ataques adversários, quando pega na bola e arranca por ali fora... joga bem, e é a sua característica forte - um médio centro que sabe progredir tão bem com a bola. Mas desgasta-se se o jogo do Benfica passar demasiadas vezes por ele desta forma. 
Para a semana há clássico no Campo Grande. Pode ser importante. Mas mais importante é ganhar no Estoril e, se possível, aumentar a vantagem para o 2º.


2 comentários:

  1. Este post é mesmo para rir, certo?
    Nem uma palavra sobre o principal reforço neste jogo, de nome Luis Ferreira?
    O melhor em campo foi o tipo que devia ter sido expulso ao 20 minutos?
    Assim, as reviravoltas são mesmo coisas simples...

    ResponderEliminar
  2. No golo do Moreirense Luisao tem mais culpa que Eliseu porque e ele que mete o jogador do Moreirense em campo.As vezes parecia que a equipa so sabia jogar por o lado direito,como se do outro lado nao estivesse o mago Gaitan.

    ResponderEliminar