23/09/14

União ou falta dela

Vem isto a propósito de todo este triste episódio com Manuel Fernandes.

Cresci depois do auge do Capitão, não sendo para mim a figura que é para o meu pai, meu tio e meu avô. Mas cresci com as histórias do meu avô sobre as suas glórias. As suas, de Yazalde, de Osvaldo, Morais, Mascarenhas, Travassos,  tantos. O meu símbolo do Sporting foi e será sempre Barbosa. Pode não ser um nome tão relevante como outros, mas é o meu. Patrício aproxima-se aos meus olhos, desse estatuto.

Se há coisa onde sempre achei que Bruno de Carvalho falha é na união. Desde Março de 2013 que não foi capaz de fechar as feridas abertas naquela triste noite de Março de 2011. Mesmo com tudo o que tem feito bem (e o que tem feito mal), não conseguiu até agora ser verdadeiramente o presidente de todos os Sportinguistas. Talvez nem o queira, mas acho que é errado. O Sporting existirá depois de Manuel Fernades, depois de Rui Patricio, depois de Bruno de Carvalho.

Manuel Fernandes não é o tipico notável. Por ser alguém normal, do povo, mas também porque deu muito ao clube. Embora não concorde, percebo o sentimento com que fala do clube. Manuel Fernandes é também uma pessoa ingénua, influenciável. Percebe-se isso ao ver a forma como Rodolfo Reis aproveitou a sua mágoa para atacar o Sporting e o seu presidente, ou mesmo a forma como Simões o manipula por vezes. Só que o Manel devia perceber que um Sportinguista não pode ir para os jornais dizer o que disse depois do empate na Eslovénia. Não pode fazer o papel dos Reis, dos Simões, dos Queridos Manha desta vida. Esteve mal.

Como também esteve Bruno de Carvalho. Defender a equipa? Sim, mas não enxovalhando Sportinguistas pelo caminho, quando para mais estes são símbolos para tanta gente, a mesma que tentamos trazer para dentro do clube, que queremos que se voltem a associar à vida diária do clube. Tivesse dito que estava um pouco triste com as palavras de Manuel Fernandes e espelharia o sentimento de muita gente, meu incluído. Assim, perdeu apenas uma boa oportunidade para estar calado.

Aliás perderam os dois. E no fim perdeu o Sporting.

Sem comentários:

Enviar um comentário