23/10/14

Continua o eclipse europeu


O Monaco entrou bem, a explorar as costas de Eliseu. Leonardo Jardim desta vez não preparou uma estratégia de "condicionar o Benfica"como fez o ano passado na Luz para o campeonato (e que bem que correu) e preocupou-se mais com a sua equipa.

Causou perigo, é certo. Podiam estar a ganhar se o relvado não fizesse das suas, também é verdade. Mas não foram superiores. Na 2ª parte, até à expulsão, estivemos por cima. E podiamos ter marcado...

Eu, Jesuíta confesso, tenho uma espinha atravessada na garganta com Jorge Jesus. Não, não é o Porto ter sido campeão na Luz. E isto não quer dizer que isso não me deixe aborrecido, ora essa. Mas o que me deixa mais lixado é a incapacidade de passar a fase de grupos da Liga dos Campeões. Se a fase de grupos decorresse entre Janeiro-Abril, mais ou menos, passaríamos sempre. E em alguns casos à frente do grupo.

No que falha então o Benfica europeu?
Bom, a qualidade dos jogadores... OK, jogar na Champions com Taliscas ou Bebes é para rir, sim. Mas com Siqueiras, Garays e Markovics não passámos do 3º lugar também. 
Será que as outras equipas engatam mais cedo? Não. Acho que o Zenit tem individualidades fortes, que o Leverkusen é a equipa mais equipa do grupo, e que o Monaco - e contra mim falo - não nos causou tantas dificuldades como o Estoril esta época, por exemplo. Não estão ao mesmo nível, mas tivemos mais dificuldades para ganhar no Estoril... do que para empatar ontem.
Será que os nossos jogadores não são assim tão bons? Ou não estão num bom momento? Bom, para uns a nossa galinha é sempre a melhor, para outros a galinha do vizinho é melhor que a minha. Só porque não conhecem o plantel do Bayer, não quer dizer que qualquer jogador nosso fosse titular naquela equipa - no verdadeiro sentido da palavra equipa.

O que falta então?
Talvez o que já referi em tempos - prepaparação para os jogos. Eu sei, o campeonato é a prioridade. E é, sim. Mas a Europa não pode ser só passear. Não peço ganhar em Camp Nou ou levantar a Taça na final. Peço sim, pelo menos, o apuramento para os oitavos. É que a Liga Europa aparece numa altura em que com mais ou menos dificuldades conseguimos lidar com qualquer equipa... bom, menos duas, nos dois últimos anos.
Falta preparar o jogo - observar o adversário, saber os seus pontos fracos, os seus pontos fortes. Não ir para um jogo de Champions a jogar à Benfica dos fins de semana. Mudar. Inventar uma maneira diferente de jogar para cada jogo. Não é o sistema. Não são os jogadores. É a estratégia. Jardim sabe que Eliseu é provavelmente o jogador mais permeável na defesa, portanto fartou-se de carregar por ali, pelo menos enquanto conseguiu. O Benfica podia ter um adversário com dois defesas centrais de muletas, que continuava a atacar pelas alas, porque é o que faz todas as semanas.

Ontem gostei de André Almeida. Odiei Talisca. Ri-me com o Bébé (quando jogar bem chamo-lhe Tiago). Lisandro fez um bom jogo, mas dá muita porrada. Com amarelo fazer uma entrada daquelas?

Vi um Gaitan perigoso como sempre. Mas com pouca vontade de ganhar o jogo... e vi mais uma vez um Enzo que quando faz a pré-época está sobrecarregado... quando vem de um Mundial chega a Outubro e já está com queixas. OK, ninguém adivinha estas coisas, mas a fiabilidade física do argentino já o ano passado me preocupava... Mas coxo e raçudo como ele há poucos.

Um amigo lagarto dizia-me que não percebia como é que estava a 6 pontos do Benfica. Eu perguntei-lhe que jogos é que ele tinha visto. Ele respondeu que só tinha visto os europeus.
Pois...

Sem comentários:

Enviar um comentário