21/10/14

E foram felizes para sempre...ou até dar jeito


Mais do que ler as reacções dos Sportinguistas, tive curiosidade em ler as reacções dos Benfiquistas à "nomeação" de Luis Duque. Tive uma estranha sensação de deja vu. Poucos percebem o salto para o abismo que a sua direcção mandou com esta aliança, outros acham que dois ou três campeonatos em 15 anos são suficientes para um grande clube. Onde é que já vi isto?

Por um lado vi um filme repetido inúmeras vezes por uma nojenta raposa velha deste nosso futebol. Se durante 17 anos em Alvalade se acreditou que as alianças com o Porto seriam boas para uma liderança bicéfala do futebol português, destruindo o Benfica pelo caminho, muita gente acreditava que o Sporting estava bem. Ora essas alianças nunca visaram destruir o Benfica, mas sim o Sporting. Uma espécie de "mantém os teus inimigos mais perto" que durante anos minou o clube que amo.

Muitas pessoas sempre confundiram rivalidade com o ser anti. Sempre disse e direi até ao fim que me dá mais gozo futebolistico vencer um jogo ao Benfica que ao Porto. Uma questão de pura rivalidade, de emoção no futebol, de vencer muitas vezes o nosso melhor amigo contra o qual passamos a vida a competir. Nunca tive nem nunca terei esse tipo de emoção pura em jogos com o Porto. É muito mais uma questão de vencer a mentira, o jogo sujo.

O que apenas alguns Benfiquistas percebem (curioso como também apenas alguns Sportinguistas viram que o clube se deslocava para o abismo) é que a actual direcção do Benfica acabou de dar aos mão ao diabo. Tudo aquilo que o presidente do Porto representa deveria ser combatido pelos dois grandes clubes de Lisboa, mas não. Durante 17 anos o Sporting achou que ganharia mais em ser seu aliado, com os resultados que se conhecem. É uma pena ver outro grande clube seguir o mesmo caminho.

Achar que a escolha de Luis Duque é inocente é ser muito ingénuo ou mesmo burro. Se até Godinho Lopes foi convidado, tendo a inusitada sensatez de recusar, dá para perceber que a provocação foi sempre o objectivo. O mesmo Duque que foi insultado de todas as maneiras e feitios por Vieira na Luz, em 2011. O mesmo Duque que sempre gastou o que havia e o que não havia no Sporting, tomará agora conta de uma Liga falida. Irónico no mínimo. Talvez Pinto da Costa lhe arranje o cheque e Vieira a vassoura.

Numa coisa discordo da direcção do Sporting. Mesmo não tendo sido convidada a comparecer, deveria ter estado presente, saindo imediatamente após o término da reunião, não participando no trinchar do leitão na Mealhada. Até para perceber quem controla quem, quem está a mando de quem. Já se percebeu que  Pinto da Costa tem um aliado guerreiro e outro canarinho, mas convém perceber a extensão do sistema.

Quanto a quem está de fora e quiser perceber como as coisas funcionam, vão tendo atenção às lesões dos Samis, dos Aboulayes e dos Migueis Rosa nas vésperas de defrontarem os clubes-mãe. Talvez percebam o triste espectáculo de marionetas que este nosso futebol é.

Sem comentários:

Enviar um comentário