07/10/14

Não percebo (Deus na B)


Não percebo que a equipa B vá no seu terceiro treinador esta época. 

Não percebo que a equipa jogue na base do pontapé para a frente.

Não percebo a contratação de João de Deus, depois de se ver a miséria que era o seu Gil Vicente.

Não percebo que Chaby, Iuri, Esgaio e Geraldes não tenham sido emprestados a clubes de 1ª divisão para rodarem e ganharem minutos num nível mais exigente.

Não percebo o papel de Virgílio. Se é apenas os olhos do Presidente para a parte de formação, se é ele que verdadeiramente pensa a organização de toda a formação.

Percebo que se tentem 1 ou 2 jogadores a custo 0 e se metam na B para ver o que dá. Não percebo que se faça isso com 5 ou 6.

Se calhar percebo porque é que Litos não se quis meter na equipa B.

A equipa B não tem de ser obrigatoriamente um sitio de vitórias. Se assim for melhor, é sempre bom ter jogadores habituados a ganhar e que quando perdem não gostam. Mas muitas vezes é nas derrotas que a malta nova mais aprende. Não há tanta vontade para analisar o que corre menos bem quando se ganha. É para isso que a equipa B serve, para terminar a aprendizagem, para permitir que séniores de primeiro ano e alguns junióres possam ter uma competição mais exigente, que os ajude a evoluir.

Mais do que dizer que a formação é a nossa bandeira, temos de a estimar. Não tanto pelos foras de série, que aparecem uma vez a cada década, mas pelos jogadores com algum talento que podem ser bons jogadores se devidamente aconselhados e formados.

Sem comentários:

Enviar um comentário