22/01/15

À mesa com a primeira volta: Benfica


Agora a meio do campeonato, há que fazer um pequeno rescaldo do que já se passou.

A pré-época não foi animadora, e não foi por causa dos resultados, que valem o que valem. Depois de uma época de euforia - e que grande época - perdemos uma série de jogadores importantes, uns por lesão, outros por transferência. Matic foi em Janeiro, perdemos Siqueira (eu sei que estava emprestado), Oblak, Rodrigo, André Gomes (embora não tivesse tanta influência no 11), Markovic e Garay. 
As primeiras contratações feitas foram de jogadores abaixo do nível esperado para o Benfica, sem qualquer dúvida. Daí o contentor ter sido quase todo emprestado. Ficaram por cá Talisca, César e Benito, sendo que apenas o primeiro tem tido bastantes minutos de jogo. Ligeiramente mais tarde, e já com o campeonato a decorrer, chegaram Samaris, Júlio César, Cristante e Jonas. Os melhores ficaram mais para o fim. Mais uma salva de palmas para este planeamento...
Júlio César e Jonas foram determinantes nesta primeira metade.

Foi uma primeira metade de 8 e 80. A nível de campeonato, estamos no 80. Até Dezembro as equipas de Jesus ganham muitos jogos mas sem jogar a um nível de excelência, que normalmente só acontece a partir de Janeiro. Espero que a história se repita. A Taça da Liga deu para passar, rodar q.b. a equipa - apesar de já ter dito que esta prova surge numa altura em que acaba por funcionar como segunda pré-época, logo há que dar ritmo aos jogadores mais utilizado.

A Liga dos Campeões continua a ser o ponto fraco de Jorge Jesus. Podia dar-lhe o benefício por ter perdido muita gente e ter de recomeçar do zero (mais uma vez), mas o 4º lugar no grupo é mau demais. A juntar a isto, nem uma boa Liga Europa vamos poder fazer... E que falta Jonas fez.
Outra desilusão foi a Taça de Portugal. Depois de ganhar no Dragão para o campeonato, o Benfica deixou-se surpreender por um Braga de combate na Luz. Jogos a eliminar são isso mesmo, a eliminar, seja contra que equipa for. E nestes jogos não se pode dormir.

As lesões não ajudaram, e quando mais se esperava que as coisas abanassem, pelo menos no campeonato, lá nos aguentámos. Pragmáticos, sem nota artística, chamem-lhe o que quiserem - mas com muito trabalho de casa feito no Seixal, como Jesus já nos habituou. Entretanto perdemos Enzo, e toda a gente espera a derrocada do Benfica. Até agora, não temos estado mal...

Sair Enzo (até à data) não é um drama, tal como a saída de Matic não o foi, e isto é pura e simplesmente responsabilidade da equipa técnica. O Benfica não joga em função de A ou B. Sem Enzo as coisas podem correr pior, e pode sair caro - claro que pode. Mas o Benfica, mesmo se não for campeão, vai continuar a jogar a um nível acima da média. Os jogadores vão render o dobro. Isso deixa-me ligeiramente mais descansado. Mas uma vez mais, tal como na pré-época, a política de contratações/gestão do plantel é de risco. A nível individual destaco Gaitan, Júlio César e Jonas, como os melhores da parte do Benfica. E Enzo, vá...

Contratar uma série de jogadores de qualidade duvidosa/para o carrossel dos empréstimos faz parte do negócio? E esse negócio não nos sairá caro?
Para quê gastar em jogadores que não têm qualidade para o Benfica, quando se pode incluir a pouco e pouco jovens da formação?

E que jovens da formação? Se um dos melhores é vendido? 15M é muita fruta, e do ponto de vista encaixe/minutos jogados é excelente, mas e do ponto de vista desportivo? Não podemos ignorar a componente negócio do clube, mas será que esta já se sobrepõe à componente desportiva?

Ter um presidente que apregoa o Benfica Made in Seixal e que depois vende as pérolas? Vamos jogar com jovens formados, é? Mas quais, os maus, se deixamos sair os melhores? É isso?

Lembro-me de 3 ou 4 jogadores contratados na pré-época sem necessidade, que chegariam para "pagar o centro de estágio" como um jornal hoje apregoa - e que seriam um encaixe de 15M... sem gastar um cêntimo. E ainda ficávamos com o jogador...

Para a segunda volta espero que ninguém nos agarre, é o que mais desejo. Que se continue em cruise control até ao final da época. E não entrar em euforias, nem em depressões pré-ida ao Dragão.

Relativamente à renovação de JJ, sou a favor, a não ser que algum descalabro ocorra nesta segunda metade. E isto não é baixar a exigência como tantos benfiquistas apregoam - que são do tempo do Eusébio e não sei quê - trata-se de reconhecer o bom trabalho feito pela equipa técnica, ano após ano. 

Para finalizar, um desabafo. Há atrasados mentais a apoiar qualquer clube, toda a gente sabe. Mas rio-me sempre de ver adeptos a defenderem as decisões idiotas das direcções. Vale para vermelhos como para verdes. E quem não os defende, é logo acusado por estes atrasados mentais de estarem a atacar o clube.

Deixem-se de merdas, os jornais não treinam, as televisões não jogam, o que interessa são os 20 e tal gajos que treinam todos os dias e que ao fim de semana tentam ganhar jogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário