21/01/15

À mesa com a primeira volta : Sporting

Nota: A comparação foi feita com a 17ª jornada do ano passado, dada a diferença do número de equipas participantes na liga.

 
"O Sporting está a fazer um campeonato abaixo das expectativas. Jardim estava a fazer um trabalho muito melhor."
 
De forma geral, é o que temos ouvido sobre a prestação do actual Sporting na Liga.
 
Ora à 17ª jornada do ano passado o Sporting tinha 38 pontos (11 V 5E 1D), sendo que na 17ª jornada deste ano tem 36 pontos (10V 6E 1D). Diferença para pior, sendo contudo curta.
Mesmo a nível de golos a diferença é ténue. 35-12 em 2013/2014 e 34-14 em 2014/2015.
 
"O desempenho do Marco tem sido miserável em casa."
 
Outra crítica feita são os desempenhos caseiros do Sporting. Diz-se por aí que perdemos a fortaleza criada no ano anterior. Nada mais errado. Dos 5 empates de Jardim, 4 eram caseiros. Dos 6 empates de Marco Silva, 4 são caseiros.
 
Nada disto invalida que os empates com os 4 empates em casa (e o de Coimbra) sejam maus resultados. Simplesmente são resultados ao nível da época passada.
 
Saliente-se ainda que os dois treinadores apenas perderam uma vez em 17 jornadas, Jardim no Dragão e Marco Silva em Guimarães.
 
O que altera então a percepção da campanha do Sporting? A campanha dos seus rivais.
 
O Porto melhorou  (+4) e o Benfica também (+6). Os primeiros fizeram-no graças ao all-in feito a esta época, que lhes permite ter uma equipa com qualidade individual acima de qualquer outra na Liga.
Os segundos baseiam-se no trabalho do seu grande treinador e num 11 titular de qualidade. Sim, o Benfica poderia ter menos alguns pontos por algumas decisões erradas de arbitragem, mas não creio que  possa estar em discussão a sua liderança.
 
Outras competições
 
É aqui que tudo é diferente.
 
Nesta altura Jardim já havia sido eliminado da Taça de Portugal, na Luz, enquanto Marco Silva continua em prova tendo eliminado o Porto no Dragão.
Jardim não tinha competições europeias. Marco Silva esteve na maior de todas elas e por pouco (e algumas influências) não passou aos oitavos de final. Segue carreira na Liga Europa.
 
Marco Silva tem Nani, Paulo Oliveira, um terceiro avançado e suplentes para Jefferson e William.
Jardim tinha Rojo, Dier e Maurício.
 
Apesar de o plantel ter mais soluções que o da época passada, acrescem-se mais 9 jogos noutras competições (Champions e Taça) à equação e ainda a integração dos métodos de um novo treinador, o qual não dispõe de semanas inteiras para treinar na maioria das vezes.
 
São campanhas semelhantes. Com Jardim talvez se defendesse um pouco melhor, mas não se atacava tão bem. Eu prefiro o estilo de jogo de Marco Silva, é de equipa grande.
 
Marco Silva fez sempre melhores segundas voltas que primeiras. Que o repita.

Sem comentários:

Enviar um comentário